Início Comunicação Social Inspetor da MSMT apresenta a relação da Neurociência com o Sistema Preventivo

Inspetor da MSMT apresenta a relação da Neurociência com o Sistema Preventivo

57
0

A atualidade e eficácia do Sistema Educativo idealizado e praticado por Dom Bosco é inquestionável. No entanto, a tecnologia aplicada ao cotidiano das pessoas nos dias de hoje exige uma nova maneira de conversar com os jovens – e também os adultos – sobre os valores e ensinamentos deixados pelo Pai e Mestre da Juventude. “Não dá para falar do modo tradicional, como se fez nos últimos 30 anos, porque é pouco”, afirmou o padre Gildásio Mendes, durante a palestra feita no I Seminário Interamericano de Comunicação Social das FMA, em São Paulo.

A palestra teve como tema a relação da “Neurociência com o Sistema Preventivo” e buscou sair do paradigma secular de que a inteligência se mede por um quociente calculável. Por isso, se torna fundamental compreender a relação do nosso cérebro com o mundo virtual, afirmou o padre Gildásio, que é Doutor em Comunicação pelo Department of Communication da Wayne State University, de Michigan (EUA). Para isso, ele trouxe uma nova referência de compreensão paraa capacidade intelectual humana afirmando que “emoções são inteligentes”.

A forma revolucionária de compreensão do Sistema Preventivo está em partir de uma característica de Dom Bosco, ainda inexplorada em estudos, que é o seu conhecimento das ciências geográficas, facilmente encontrado nas suas descrições de fatos, sonhos, ensinamentos e atividades.

O “I Seminário Interamericano de Comunicação Social das FMA” é organizado pela Equipe de Comunicação Social da América Latina (ECOSAM) das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e conta com apoio da Rede Salesiana Brasil e das Inspetorias Salesianas do Brasil. O tema é“Educomunicação: Força Profética do Sistema Preventivo” e lema: “Jesus se aproximou e caminha com eles”, o Seminário busca compartilhar experiências educomunicativas das diferentes realidades da América; aprofundar a Educomunicação a partir de um olhar críticos da realidade e elaborar uma proposta para a continuidade prática e reflexiva da Educomunicação a partir do Sistema Preventivo.

“Sabemos dos profundos desafios que o nosso trabalho educativo-pastoral enfrenta nas nossas diferentes realidades. Muitos desses desafios são semelhantes, fruto do tempo em que vivemos e, para enfrentá-los, precisamos de audácia e de profundidade conceitual”, diz a Coordenadora da Equipe de Comunicação Social da América (ECOSAM), Ir. Márcia Koffermann.

“Habitamos um tempo bonito. Todo tempo traz muitas belezas e belezas misturadas com desafios. É próprio do DNA do carisma salesiano viver de milagres e este primeiro seminário já é um primeiro milagre”, diz a Conselheira Mundial para o Âmbito da Comunicação Social, Ir. Maria Helena Moreira, que ainda destacou a importância de se habitar a contemporaneidade: “Crer e contar sempre com possibilidades, nós vivemos porque acreditamos nas possibilidades. Partir rumo a horizontes, transformar o presente, dar esperança ao futuro. Assim nós habitamos a contemporaneidade”

O I Seminário Interamericano de Comunicação Social das FMA vai até a sexta-feira (06) e conta com ricas contribuições de pensadores e pensadoras no âmbito da educação e Educomunicação, além de representantes e estudiosos das FMA e dos SDB de toda a América e da Europa.

Com Assessoria

Confira a íntegra da palestra clicando AQUI