Início Vídeos Início das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2021

Início das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2021

70
0

(ANS – Roma) – Terminou a longa espera de milhares de adeptos e difusores do carisma de Dom Bosco: as Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2021 começam hoje, sexta-feira, 15 de janeiro. De maneira nova, mas sempre sob o O guia do Sucessor de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime, iluminará a mensagem da Estreia para 2021: «Movidos pela esperança:« Eis que faço novas todas as coisas »(Ap 21,5)».

De hoje até o próximo domingo, pelo menos 8.000 pessoas – sem contar os assinantes de última hora – poderão participar do atendimento, feito com um hábil mix de peças comuns para todos, entre 13h e 15h30 (UTC +1), e programas específicos desenvolvidos pelas coordenações regionais / linguísticas apropriadas.

O início das atividades comuns está previsto para a sessão de abertura, oração e apresentação da Estreia 2021 do P. Á.F. Artime, ainda que as obras regionais já tenham começado: às 9h30, hora italiana, começaram as transmissões ao vivo e os trabalhos dos grupos do Leste Asiático-Oceania.

Com a sua intervenção introdutória, o Reitor-Mor ilustra em pormenor o convite que ele próprio formulou a toda a Família Salesiana para este 2021, «perante uma realidade global que nos desafia e que não podemos ignorar».

Em seguida, é a vez de Mons. Derio Olivero, bispo de Pinerolo, convidado a oferecer a sua leitura, sob a bandeira da esperança, do tempo que vive toda a humanidade. Não foi um convite casual: além de ser bispo de um lugar amado por Dom Bosco, que em várias ocasiões se retirou para lá descansar e aliviar as dores das enfermidades, Mons. Olivero na primavera de 2020 estava doente com Covid-19 e correu o risco de morrer, e foi capaz de tirar lições dessa experiência. “… Só duas coisas permaneceram firmes, duas coisas que eram portanto o meu verdadeiro eu, o meu hard core, a minha identidade: uma grande confiança, que como crente chamo de confiança em Deus, isto é, a certeza de uma Presença, e os tantos rostos queridos com quem estabeleci relações ”, escreveu em seu livro Non è una parenthesis, publicado no verão passado para contar sobre sua experiência.

Em seguida, estão programadas as várias atividades coordenadas pelos centros linguísticos e regionais, incluindo o inevitável encontro com a visita virtual à “Casa Museu Dom Bosco”.

Desde a primeira edição da Semana de Espiritualidade da Família Salesiana, em 1973, é a primeira vez na história que tantas pessoas podem participar do encontro. Este é já um primeiro testemunho daquela esperança que a Família Salesiana se prepara para aprofundar e celebrar. Numa época de crise e pandemia, os membros da Família Dom Bosco conseguem aproximar-se como nunca, transformando um problema em oportunidade: graças às tecnologias modernas, mas sobretudo na comunhão de oração e enraizada num carisma comum.

Graças ao trabalho conjunto da ANS e da IME Comunicazione, os trabalhos conjuntos estão todos visíveis, com comentários em cinco idiomas, na página da ANS no Facebook e no ANSChannel .