Início Instituição de Ensino Superior Imagem de Dom Bosco peregrina pelos setores do UniSALESIANO – Araçatuba no...

Imagem de Dom Bosco peregrina pelos setores do UniSALESIANO – Araçatuba no mês festivo de agosto

Comemoração do nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos, traz atmosfera festiva e reflexão educacional para a instituição

28
0
Imagem de São João Bosco visita setores do Unisalesiano Araçatuba. Foto: Divulgação Assessoria

O campus do UniSALESIANO de Araçatuba está envolto em uma atmosfera festiva neste mês de agosto, marcado não apenas pelo espírito vocacional, mas também pela celebração do nascimento de São João Bosco, o santo fundador dos Salesianos, cujo dia é celebrado em 16 de agosto. Para homenagear essa data tão significativa, a Pastoral Universitária elaborou um conjunto de atividades religiosas destinadas a acadêmicos, colaboradores e à comunidade em geral.

Entre as ações planejadas, destaca-se a peregrinação da imagem de Dom Bosco, que durante todo o mês, percorrerá os diversos setores da instituição, bem como a UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), localizada no Centro de Araçatuba. Este itinerário simbólico não apenas celebra a memória do venerável São João Bosco, mas também busca envolver toda a comunidade acadêmica e administrativa.

O Pró-Reitor de Pastoral, P. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, enfatizou que, durante cada visita da imagem, uma breve cerimônia é realizada, focando na relevância do legado deixado por Dom Bosco. Uma urna acompanha a imagem, proporcionando aos colaboradores a oportunidade de depositar pedidos e intenções pessoais. “O legado de São João Bosco continua a inspirar gerações, demonstrando que os valores religiosos e educacionais podem se entrelaçar de maneira profunda no contexto universitário”, disse o P. Paulo.

A iniciativa é coordenada pelo P. Paulo, juntamente com os agentes de Pastoral: João Paulo Galdino, Leosino Eduardo Sousa e Luiz Alexandre Lanzoni, e conta com a colaboração do estagiário Luan Carlos Pires. Eles compartilharam que a decisão de levar a imagem de Dom Bosco aos diferentes departamentos do UniSALESIANO foi motivada pelo desejo de celebrar e reavivar os valores e o carisma educacional que Dom Bosco representa.

Eles explicaram que ao trazer a imagem para os departamentos, a Pastoral busca inspirar os colaboradores a incorporar esses princípios em suas atividades diárias e a empenhar-se na promoção de uma educação de qualidade, contribuindo para um ambiente alegre e formativo. A recepção da imagem de Dom Bosco pelos colaboradores é sempre calorosa e entusiástica. O respeito profundo pelos valores representados por Dom Bosco, como empatia e dedicação à educação, é palpável.

A peregrinação da imagem não apenas fortalece o senso de fraternidade e unidade entre os colaboradores, mas também realça o compromisso coletivo de moldar cidadãos éticos e responsáveis. Em um mundo onde valores sólidos são essenciais, o legado de São João Bosco ressoa fortemente no coração da comunidade UniSALESIANO, inspirando a contínua busca por uma educação que transcende os muros da academia.

Neste mês de agosto, enquanto as celebrações ecoam pelos corredores da instituição, a imagem peregrina de Dom Bosco serve como um lembrete tangível de que a educação, quando guiada por valores sólidos, tem o poder de transformar vidas e moldar um futuro mais compassivo e ético para todos.

Com informações: Assessoria de Comunicação UNISALESIANO