Início Instituição de Ensino Superior Histórica imagem de Nossa Senhora Auxiliadora ganha destaque no Unisalesiano Lins

Histórica imagem de Nossa Senhora Auxiliadora ganha destaque no Unisalesiano Lins

186
0

No dia 24 de maio de 2023, durante os festejos de 80 anos da presença salesiana em Lins, a venerada imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi coroada em uma solene cerimônia. A sessão, presidida pelo Inspetor P. Ricardo Carlos, contou com a presença ilustre do bispo diocesano de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, do Reitor do Unisalesiano, P. Paulo Fernando Vendrame, autoridades municipais, a Família Salesiana e amigos.

A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora possui uma história rica e venerável. Ela foi trazida para Cuiabá, no Mato Grosso, em 1894, juntamente com o primeiro grupo de missionários salesianos que chegaram da Uruguai, liderados pelo bispo Dom Luís Lasagna, para fundar a Obra Salesiana na região. Após a partida de Dom Lasagna, o Padre Antônio Malan assumiu a coordenação do grupo e foi nomeado inspetor da recém-criada Inspetoria Salesiana de Santo Afonso Maria de Ligório, atualmente conhecida como Missão Salesiana de Mato Grosso ou Inspetoria de Campo Grande. Foi durante esse período que a imagem foi deixada sob a custódia do Padre Malan.

Em 1914, quando a Santa Sé criou a Prelazia de Registro do Araguaia no Leste de Mato Grosso, o Padre Antônio Malan foi nomeado seu primeiro bispo-prelado. Ao assumir sua sede em Registro do Araguaia, hoje Araguaiana, Dom Malan levou consigo a preciosa imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que passou a ser venerada na capela da residência episcopal. Ao longo dos anos, a imagem acompanhou e abençoou os demais prelados salesianos que assumiram o cargo de bispo-prelado.

No ano de 2001, com a nomeação do novo bispo de Guirantinga, Dom Frei Sebastião Assis de Figueiredo, franciscano, a Missão Salesiana de Mato Grosso comunicou-lhe a importância histórica e sentimental da imagem e solicitou sua doação de volta à Inspetoria. Generosamente, Dom Sebastião concordou com o pedido e a imagem retornou ao seu lar original. Entre 2001 e 2009, o Padre João Bosco Maciel foi responsável pela custódia da imagem, e em 2012, o diretor Padre Paulo Fernando Vendrame entregou-a à Casa de Lins/SP para restauração, a cargo da artista plástica Ligia Cavalli. O Padre João Dessi, membro da comunidade, confeccionou uma nova e bela coroa para a imagem.

Após a restauração, a imagem foi entronizada no salão de entrada do novo prédio do Unisalesiano/Faculdades Unidas Auxilium, cuja patrona é a Virgem Auxiliadora, em 24 de maio de 2010. Agora, em 2023, em um momento de grande celebração, a coroação solene marca o retorno triunfal da imagem ao seu lar na Inspetoria Salesiana de Mato Grosso, em Lins.

A venerada imagem de Nossa Senhora Auxiliadora é símbolo de devoção e proteção para a Família Salesiana e para todos os que entram na abençoada casa salesiana. A presença da imagem representa a continuidade da obra e dos ensinamentos de Dom Bosco, aquele que “tudo fez” pela educação e formação dos jovens.