Início Vídeos Reitor-Mor apresenta “Formação para ser SALESIANOS PASTORES HOJE”

Reitor-Mor apresenta “Formação para ser SALESIANOS PASTORES HOJE”

89
0

(ANS – Roma) – A “Formação para ser PASTORES SALESIANOS HOJE”, não é apenas o título da quarta linha programática que o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, entregou à Congregação para o sexênio 2020-2026; é um elemento fundamental na definição do Salesiano de Dom Bosco, para os jovens de hoje. Eis por que, poucas semanas após a publicação do quarto vídeo da série “É a hora do Capítulo 28”, parece oportuno voltar a aprofundar, com a contribuição dos responsáveis pela Formação Salesiana, alguns dos numerosos conceitos que o Reitor-Mor expressa no vídeo.

O próprio cenário já fala por si: a capela de São Francisco de Sales, no coração de Valdocco, onde Dom Bosco rezou com os seus primeiros jovens, onde educou humana, pedagógica e espiritualmente Domingos Sávio, Miguel Magone, Francisco Besucco, Miguel Rua, João Cagliero, entre muitos outros.

Portanto, não é por acaso que foi naquele local que o X Sucessor de Dom Bosco decidiu falar sobre formação. Rodeado por muitos jovens em formação inicial, o Reitor-Mor ergueu os olhos ao céu para atestar que “o verdadeiro protagonista da formação é o Espírito Santo”. Um protagonismo que não anula a liberdade da pessoa, mas requer sua adesão convicta para ajudá-lo a se realizar plenamente. Porque o Espírito Santo só pode ser o protagonista “se a nossa docilidade permitir que o Espírito faça um verdadeiro caminho”, lembra o Reitor-Mor.

Ele destaca com alegria que Deus ainda ama muito a Congregação e os jovens pobres: “porque é amando os jovens que Ele nos chama e sonha conosco no meio deles”. De fato, hoje, um em cada quatro Salesianos no mundo é um jovem em formação inicial. Mas, também, esclarece que a formação não é apenas “passar por algumas das nossas casas”: simplesmente porque este não pode ser um caminho definido no tempo, que se realiza nos primeiros anos de vida religiosa e se completa de uma vez por todas. Ao contrário, trata-se “um longo processo”, que “dura a vida inteira”; um processo caracterizado por dois elementos fundamentais: o amor a Deus e o amor aos jovens pobres: “Se faltar este amor, este fascínio por Deus e essa generosidade pelos jovens, estaremos fazendo outras coisas, mas não a formação salesiana”, acrescenta o X Sucessor de Dom Bosco.

À luz do vídeo do Reitor-Mor, o Conselheiro para a Formação, P. Ivo Coelho, também fez questão de destacar um fato: “O caminho formativo não serve para uniformizar os religiosos para um único ideal, mas valoriza, em cada indivíduo, as características que Deus lhe deu para melhor servir seus irmãos e irmãs. Neste sentido, a formação é um processo de grande personalização que requer verdadeira autenticidade e intenso trabalho artesanal. É um trabalho gradual e delicado, que não se faz na solidão e nem se limita aos formadores especificamente encarregados: a formadora é a própria comunidade, com os coirmãos que Deus coloca em nosso caminho”.

O Sr. Raymond Callo SDB, colaborador do Setor para a Formação, por sua vez, concentra a atenção em alguns trechos finais do vídeo, onde o Reitor-Mor fala da internacionalidade da Congregação – algo muito evidente para quem frequenta as casas salesianas de todo o mundo, principalmente as casas de formação inicial. “O Reitor-Mor – afirma – oferece-nos a abordagem correta: não se trata de um fenômeno ao qual devemos nos submeter; ele deve ser assumido pelo que é, ou seja, uma oportunidade de testemunho. Num mundo tão complexo e com tantas divisões, nossa realidade comunitária, em todas as partes do mundo, é uma verdadeira profecia”.

O quarto vídeo “É a hora do Capítulo 28” pretende ser um recurso de animação, reflexão e debate entre os jovens salesianos em formação, bem como entre todos os Filhos de Dom Bosco, espalhados por todo o mundo. O vídeo já foi visto milhares de vezes e está sendo continuamente baixado e projetado em muitas comunidades, como complemento para o aprofundamento do CG28 da Congregação Salesiana.

Todos podem visualizar e aprofundar o vídeo, disponível no ANSChannel, em italiano, espanhol, francês inglês e português.