Início Instituição de Ensino Superior Formação de Salesianidade no UniSALESIANO aborda infância e adolescência de Dom Bosco

Formação de Salesianidade no UniSALESIANO aborda infância e adolescência de Dom Bosco

17
0
P. Paulo Jácomo fala sobre a juventude de Dom Bosco aos colaboradores do Unisalesiano Araçatuba. Foto: Divulgação Unisalesiano

No último sábado, 29 de setembro, o UniSALESIANO realizou um encontro especial na Capela do Centro de Convivência, localizada em Araçatuba, que reuniu colaboradores e membros da comunidade acadêmica. O principal objetivo deste evento foi celebrar e refletir sobre a formação da Salesianidade, com destaque para a infância e adolescência de Dom Bosco, o visionário fundador da congregação salesiana.

A iniciativa, organizada pela Pastoral Universitária, teve como propósito oferecer uma oportunidade enriquecedora para aprendizado e reflexão acerca da vida e do legado de São João Bosco, também conhecido como Dom Bosco. Ele é reconhecido como uma figura proeminente na história da Igreja Católica, com grande impacto no campo educacional e evangelizador.

O encontro contou com a participação do Pró-Reitor de Pastoral, P. Paulo Eduardo Jácomo, que compartilhou insights cruciais relacionados à infância e adolescência de Dom Bosco. Durante sua apresentação, ele ressaltou como esses períodos formativos desempenharam um papel fundamental na moldagem da vocação de Dom Bosco, direcionando-o a dedicar sua vida ao cuidado e à educação de jovens em situações de vulnerabilidade.

Dom Bosco, que nasceu em 16 de agosto de 1815, enfrentou desafios significativos desde tenra idade, perdendo o pai aos dois anos de idade. Sua mãe, Margarida Occhiena, desempenhou um papel crucial em sua formação religiosa e moral. O Pró-Reitor enfatizou também o impacto do notável sonho que Dom Bosco teve aos nove anos, no qual vislumbrou uma multidão de jovens transformando-se em cordeiros mansos. Esse sonho exerceu uma influência profunda em sua vida, guiando-o na missão de cuidar e educar jovens em situações desafiadoras.

Durante o encontro, a importância da formação da Salesianidade, que se baseia nos princípios e valores ensinados por Dom Bosco, foi amplamente discutida. Isso foi destacado como um elemento fundamental na missão educacional e pastoral do UniSALESIANO. Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre como podem aplicar esses princípios em seu cotidiano e contribuir de forma significativa para a formação integral dos jovens atendidos pela instituição.

Com informações da Assessoria Unisalesiano.