Início Paróquias Festa da Padroeira movimenta comunidade Paróquia NS da Guia em Coxipó

Festa da Padroeira movimenta comunidade Paróquia NS da Guia em Coxipó

19
0
Tradicional "Chá com bolo" marcou a festa de Nossa Senhora da Guia em Coxipó. Foto: PASCOM

A festa da padroeira Nossa Senhora da Guia, teve duas etapas neste ano. A festa social aconteceu no dia 7 de outubro e a festa litúrgica, no dia 22, que é o dia oficial de Nossa Senhora da Guia. Isso aconteceu porque o pároco, padre Marcelo Fujimura, tinha compromisso fora de Cuiabá assumido anteriormente e não estaria na cidade no dia 22.

A comemoração da Padroeira da Comunidade teve festa social com apresentações culturais e shows, já a festa litúrgica começou com a alvorada, missa solene e o tradicional chá com bolo. Tudo feito com muito capricho para homenagear nossa amada padroeira.

Além do sorteio da ação solidária que tinha como primeiro prêmio uma moto 0km, a festa também teve apresentações culturais do Ópera Balet e do grupo folclórico Flor do Campo. Também aconteceram shows da dupla sertaneja As Comadres e do cantor Cleuber . A festa ainda teve a participação da maioria das 16 comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora da Guia. Elas estiveram presentes com as barracas de comida. Foi um trabalho de união e fé.

A festa litúrgica, que aconteceu dia 22 de outubro, teve a participação da fanfarra da Escola Estadual Souza Bandeira. Como em Cuiabá é proibido soltar fogos (a não ser os luminosos) a alvorada foi feita ao som da fanfarra, em vez do barulho dos fogos que, apesar de terem sido tradição por muitos anos, hoje são evitados para não prejudicar animais, idosos e crianças com problemas de saúde. Depois da alvorada, aconteceu a procissão pelas ruas do bairro, missa solene e o tradicional chá com bolo. A Santa Missa foi presidida pelo P. Juan Carlos Uscuola, que veio de Sangradouro para a celebração.

Com informações PASCOM