Início Instituição de Ensino Superior Falece, em São Paulo, o professor Francisco Catão

Falece, em São Paulo, o professor Francisco Catão

91
0

Muito mais de uma geração de sacerdotes, religiosos e leigos se formou em teologia com as aulas do professor Francisco Catão. Nascido no Rio de Janeiro em 1927, era formado em Ciências Sociais pela PUC-Rio, antes de entrar na vida monástica na Ordem dos Dominicanos.

Fez doutorado em teologia em Estrasburgo, na França, onde presenciou os debates teológicos sobre o Concílio Vaticano II envolvendo personagens como Karl Rahner, Henri de Lubac, Hans Urs Von Balthasar, e alguns jovens teólogos à época, como Joseph Ratzinger e Hans Küng.

Desde que voltou ao Brasil, no final da década de 1980, tendo retornado à vida laical, passou a lecionar teologia no Instituto Teológico Pio XI e na Faculdade de Teologia do Mosteiro de São Bento de São Paulo, sendo titular da cadeira de Patrística, entre outras. Trabalhou também na área de ensino religioso das editoras FTD e Paulinas.

Uma entrevista ao portal UOL em agosto de 2010 revela um pouco da personalidade do sábio professor:

“Francisco Catão, encontrou neo espírito beneditino o programa de sua vida. “Pensando naquilo que eu poderia falar sobre mim mesmo, de uma coisa não tenho dúvida: o que dá unidade à minha história é Deus! Em todos os momentos de minha vida busquei a Deus! E, se há algo a dizer, esse algo é Deus!” Depois de um sorriso sereno, Francisco Catão continua: “E como está raro ver alguém falar de Deus. Mesmo na Igreja [Católica], enfati-za-se mais a estrutura [administrativa] do que Deus. Os problemas religiosos são resolvidos em termos de estratégias, disciplina, evangelização, pastorais, mas pouco se fala de Deus! O resultado [da raridade com que se fala de Deus] é que, muitas vezes, ao pensarem em religião, as pessoas têm em mente mais as estruturas humanas, os personagens, os fatos curiosos, e não relacionam religião com Deus. Mas toda religião deveria centrar-se em Deus!”. Ri, então, e conta o seguinte episódio, vivido alguns dias atrás: “Convidado por um repórter a escrever sobre a pedofilia na Igreja, neguei-me a fazê-lo, argumentando que minha área específica é Deus, a Trindade, Jesus Cristo. Mas fiquei mais surpreso com a reação do jornalista, que parecia não ver relação entre Igreja e Deus!”.

No vídeo abaixo, uma entrevista de fevereiro de 2013, professor Catão fala sobre a Nova Evangelização.