Início Ação Social Evento marca culminância do Projeto Pibuiwena Arte Xavante em Poxoréu

Evento marca culminância do Projeto Pibuiwena Arte Xavante em Poxoréu

241
0
Indígenas recebem certificado de participação no Projeto Pibuiwena Arte Xavante em Poxoréu. Foto: Reprodução Facebook

No sábado (08/06) de 2024, às 19:00 horas, o Centro Juvenil São João Batista, em Poxoréu (MT), sediou a culminância do Projeto Pibuiwena Arte Xavante. Este projeto tem como principal objetivo fomentar a produção de artesanato indígena entre famílias residentes na área urbana de Poxoréu, contribuindo para a renda financeira dessas famílias. Além disso, o projeto busca capacitar os indígenas locais por meio de rodas de conversa sobre temas como Educação Financeira, Precificação do Artesanato, Relacionamento Interpessoal e Atendimento ao Público, com direito a certificado de participação.

O evento teve a presença de diversas autoridades e lideranças indígenas. Entre os presentes estavam a Prof. Carmem Ester Lenz, Alexandre Tsereptsé, cacique da Aldeia Sangradouro, Bartolomeu Patira Pronhonpa, líder da aldeia, Agnaldo Pereira dos Santos, superintendente de Assuntos Indígenas do estado e articulador da emenda parlamentar que viabilizou o projeto junto ao ex-deputado Ederson Dal Molin, além de representantes da Assembleia Legislativa e da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), como Wattila Fernando Bispo da Silva, e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, representada pela Sra. Mayana.

A programação do evento incluiu a apresentação do histórico do projeto, a oração do Pai Nosso em língua xavante, a execução do hino de Mato Grosso, discursos das autoridades presentes, uma dança cultural indígena, a exibição de um documentário sobre o projeto, a entrega de certificados aos participantes, a exposição e venda de produtos artesanais e, por fim, um coffee break.

O Projeto Pibuiwena Arte Xavante se destaca não apenas pela valorização do artesanato indígena, mas também pela inclusão e capacitação das famílias indígenas urbanas de Poxoréu, promovendo sua autonomia e integração econômica.