Início Comunicação Social Evento em Roma discute educação afetiva e sexual dos jovens

Evento em Roma discute educação afetiva e sexual dos jovens

273
0

A Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) de Roma sediará, entre os dias 1º e 3 de março de 2024, o evento “Jovens e Sexualidade: Desafios, Critérios e Percursos Educativos”. Com a participação de especialistas, o encontro visa abordar a importância da educação afetiva e sexual dos jovens, em meio aos desafios contemporâneos. O evento também contará com a participação – durante todos os trabalhos – do Conselheiro Geral para a PJ, P. Miguel Ángel García Morcuende, e, no último dia, também do Reitor-Mor dos Salesianos, Cardeal Ángel Fernández Artime, que presidirá a Eucaristia na qual se concluirá o Encontro.

Reflexão sobre mudanças culturais e desafios atuais

A abertura do evento, será na sexta-feira (01/03), às 16h00, e será dedicada à análise das mudanças afetivas na cultura juvenil atual. Com a presença de sociólogos renomados, como Mauro Magatti e Chiara Giaccardi, da Universidade Católica Sagrado Coração de Milão, a discussão buscará compreender os novos paradigmas que influenciam a vivência afetiva e sexual dos jovens.

Abordagem multidisciplinar para uma educação integral

Durante os dois dias seguintes, o evento promoverá palestras e mesas-redondas sobre diversos temas, desde a interpretação das experiências emocionais e sexuais dos jovens até questões éticas e antropológicas. Com a participação de profissionais da psicologia, sociologia e teologia, busca-se oferecer uma visão ampla e aprofundada para habilitar os educadores a acompanharem os jovens nesse aspecto fundamental de suas vidas.

Propostas educativas para ação comunitária

No domingo pela manhã, ao término do evento, os participantes apresentarão propostas educativas que possam inspirar a atuação das comunidades cristãs. Palestrantes como Alberto Pellai, médico e psicoterapeuta, trarão contribuições importantes para o desenvolvimento de estratégias eficazes de acompanhamento e formação.

Com o patrocínio de diversas instituições eclesiais e educativas, o evento se destaca como uma oportunidade única para o diálogo e a reflexão sobre um tema tão relevante para a formação integral dos jovens na sociedade atual.Para mais informações, visitar o sítio dedicado ao encontro: www.giovaniesessualita.unisal.it 

Com informações: ANS