Início Comunicação Social Espiritualidade em acampamento de jovens vence desafio do frio no final de...

Espiritualidade em acampamento de jovens vence desafio do frio no final de semana

52
0

Mesmo com o final de semana gélido em Campo Grande (MS), com temperaturas que chegaram abaixo dos 5°C, os adolescentes e jovens alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco não se intimidaram para participar de uma proposta de retiro que já se tornou tradicional na escola: o “Acampafora”, um retiro feito pelo grupo “Acampamento”, que é um dos sete grupos de Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande. “Uma vez por ano, os coordenadores do grupo acampamento realizam esse retiro chamado “Acampafora”, que é realizado em forma de barracas, característica do grupo. Desta vez, por causa do frio, as barracas tiveram que ser montadas dentro do ginásio, mas isso não mudou as características do retiro”, explica Brayan Rezende, coordenador de Pastoral do Colégio Dom Bosco.

O encontro começou na sexta-feira (10/06) com a organização do retiro só com os monitores e coordenadores no Poliesportivo Dom Bosco. Para os alunos mesmo, o retiro foi no sábado, das 7h00 e foi até o domingo à noite, às 21h, preenchendo bem todo o final de semana.  54 estiveram pessoas envolvidas, contabilizando os alunos, monitores e educadores. Mais o diretor do colégio, P. Marcelo Fujimura, e mais 6 monitores.

De acordo com o coordenador de pastoral da escola, o retiro tem uma forma vivencial de relembrar os temas que são tratados desde a jornada, que é o encontro pessoal do jovem consigo mesmo, com o próximo e com Deus, através de dinâmicas, reflexões, momentos de oração. A intenção também é levar os jovens a terem esse tipo de reflexão sobre as condutas que estão tendo, se estão trabalhando os próprios valores e virtudes no cotidiano.

Uma outra dimensão trabalhada no “Acampafora” é fazer com que os jovens se coloquem a serviço do próximo, da família, dos amigos e das pessoas que estão à volta deles. Por último, mas não menos importante, o intuito do retiro é melhorar o encontro do jovem com Deus, fortalecendo a espiritualidade e aumentando a fé.