Início Comunicação Social Escoteiros de Dom Bosco fazem encontro em Corumbá

Escoteiros de Dom Bosco fazem encontro em Corumbá

87
0

Cerca de 80 integrantes do antigo Grupo Escoteiro Dom Bosco- 5°MS participaram de uma programação escoteira revivendo atividades e valores aprendidos para a vida inteira no movimento de escoteiros, pois “ Uma vez escoteiro, sempre Escoteiro”!

O encontro aconteceu no dia 23 de abril, dia Mundial do Escoteiro, na antiga sede escoteira (anexo à Paróquia São João Bosco). Foi a segunda edição do Encontro dos Escoteiros de Ontem, Hoje e Sempre. O objetivo foi também de um reencontro entre amigos. Houve momentos especiais como a oração escoteira, hasteamento e arreamento da bandeira nacional, canções escoteiras, dinâmicas, formação de patrulhas e campo de pioneirias.

O evento contou com participantes de Corumbá, Cuiabá, como o Chefe Cláudio, Campo Grande, Aquidauana e ainda outros que participaram de forma virtual, mantendo a interação com falas e saudações, como o Chefe Carlinhos, que atualmente mora em Curitiba(PR) e o Chefe Ademir, que mora em Campo Grande.

Os Chefes ativos no Movimento Escoteiro representaram a União dos Escoteiros do Brasil – Região MS, Chefes Mariana e Leonardo e o Capitão Santosa, da Capitania Fluvial de Corumbá – Marinha do Brasil.

As atividades continuaram no dia 24 com a Missa dos Escoteiros, que teve como celebrante o Bispo da Diocese de Corumbá, Dom João Bergamasco e o Diácono Anselmo. Na Santa Missa, os Escoteiros fizeram a renovação da Promessa Escoteira, compromisso para com Deus , com a Pátria e o próximo, para fortalecer a ação de todos os presentes nos lugares e comunidades ondem estão presentes. Esta é uma forma de reafirmar e ensinar os valores recebidos através do Movimento Escoteiro e da Vivência com o carisma Salesiano, sempre presente em toda a trajetória do grupo Escoteiro Dom Bosco. Valem ser destacados os benfeitores, Padre Ernesto Sassida (in memorian), Dom Giovani Zerbini, Padre André Santidrian, Padre Pascoale Florin e a vocação nascida dentro do movimento, na pessoa do Mestre Marquez Padilha.

Foram dois dias de muita alegria, de renovação dos valores e muita emoção! Momentos como este não retomam apenas o passado , mas mostram como são fortes os laços e marcas fraternais nas trajetórias das pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar o escotismo e o privilégio de fazê-lo dentro do carisma Salesiano!

Colaborou: Escoteira Simone Yara Benites da Silva (Ex-aluna da Cidade Dom Bosco)