Início Instituição de Ensino Superior Equipe Inspetorial de Pastoral se reúne para alinhamento de ações e avaliação

Equipe Inspetorial de Pastoral se reúne para alinhamento de ações e avaliação

56
0

A reunião da Equipe Inspetorial de Pastoral (EIP) foi realizada durante o dia de ontem (20/10), por videoconferência. As atividades foram iniciadas com oração, pela manhã, e ao decorrer do dia houve exposições e discussões com análise dos trabalhos relacionados à Pastoral realizados em 2021, apresentando as forças e fraquezas das diversas obras da Inspetoria. 

Esta foi a última reunião da EIP deste ano. Na ocasião, os participantes também fizeram sugestões e progressões para as atividades de 2022. 

O inspetor, P. Ricardo Carlos iniciou agradecendo a presença e o trabalho de Pastoral realizado pela inspetoria. “A pastoral, a evangelização e a educação são a nossa vocação”, disse o inspetor Destacou os objetivos da EIP e seu valor no exercício do carisma salesiano. Também rememorou as palavras do Reitor-Mor, P. Àngel Fernández Artime, e a importância da atenção aos seus pedidos e orientações dadas à congregação. 

Participaram os representantes de diversas obras pastorais, como a Pastoral Juvenill, a Articulação Juvenil Salesiana, a Pastoral Vocacional, também as Missões Indígenas, a Animação Missionária e as Paróquias. Também participaram os diretores que representam as instituições de educação e centros juvenis da Missão Salesiana de Mato Grosso. 

Destacou-se que nas paróquias salesianas, um ponto importante tem sido o crescimento das Pastorais de Comunicação, principalmente diante da pandemia do coronavírus. Também em decorrência da pandemia, notou-se que houve forte promoção das pastorais sociais e de caridade, que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Também a participação intensa da juventude nas catequeses, grupos pastorais e missas foi algo comentado e visto com grande júbilo. Esta é uma marca da Missão Salesiana, reafirmada na reunião pelo inspetor P. Ricardo, que declarou que isto precisa ser imprimido nos trabalhos salesianos, sobretudo, de acompanhamento e aproximação dos jovens mais necessitados.