Início CG 28 Entre o coronavírus e a experiência da Páscoa: um olhar, em nome...

Entre o coronavírus e a experiência da Páscoa: um olhar, em nome do carisma, para CG28

55
0

(ANS – Roma) – O P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor, enviou recentemente uma carta a seus confrades, aos membros da Família Salesiana, aos leigos engajados na missão salesiana e aos muitos jovens animadores, educadores e catequistas com o coração de Don. Bosco. O título emblemático da carta é: “NOSSO 28º CAPÍTULO GERAL ‘ESPECIAL’. Entre a dor do coronavírus e a experiência da Páscoa “.

Don Á.F. Artime abre a carta com um tema querido e já abordado várias vezes: a mais-valia de Valdocco, berço do carisma salesiano, para a celebração do CG28.

Ele então releu a realidade da pandemia com um olhar de fé: “Diante dessa situação de tribulação, consciente de sua complexidade, não podemos, como crentes, negligenciar o olhar de fé. O próprio Papa nos alertou para não desperdiçar esses dias difíceis “.

A perspectiva do Reitor-Mor chega então ao futuro imediato, no qual “sérias conseqüências, inclusive econômicas, em muitos de nossos lares” estão surgindo. Diante desse cenário, o convite é sem incertezas: “Precisamos pensar em uma caridade e solidariedade muito concretas… Então, vamos pensar em como nos adaptar, mas nunca ao preço de deixar nossos mais pobres beneficiários sem o cuidado e a atenção por parte deles. da casa salesiana em que sempre estiveram “.

A reflexão continua recordando o papel importante e profético dos jovens na CG28 e a “presença muito significativa” do Papa Francisco.

Assim, o X sucessor de Dom Bosco responde às perguntas daqueles que consideram o CG28 um capítulo “fracassado”. E esclarece que, com base no que foi decidido pela Assembléia Capitular antes do encerramento dos trabalhos, “o Reitor-Mor e seu Conselho assumirão as resoluções já aprovadas e as reflexões realizadas nos dois primeiros núcleos temáticos. Esses textos, juntamente com a Mensagem do Santo Padre , e com a reflexão posterior que o Conselho Geral realizará, constituirão o guia para a jornada da Congregação nos próximos anos “. Sem esquecer, portanto, a carta programática para o sexênio.

O espírito de Valdocco, conclui Don Á.F. Artime foi amplamente esbanjado e inspirado no CG28, e terá que ser nutrido em futuras escolhas em nível global, perpetuando a “Opção Valdocco” mencionada pelo Papa.

A carta está disponível , nos cinco idiomas mais falados na Congregação, no site sdb.org