Início Ação Social Encontro Inspetorial de Coordenadores e Assistentes Sociais das Obras Salesianas tem início...

Encontro Inspetorial de Coordenadores e Assistentes Sociais das Obras Salesianas tem início em Campo Grande

332
0
Encontro Coordenadores Obras Sociais. Foto: MSMT

Coordenadores e assistentes sociais das obras da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) da Inspetoria Salesiana de Campo Grande se reuniram na manhã desta segunda-feira (23/09) para o Encontro Inspetorial do Setor de Obras Sociais. O evento está sendo realizado no Instituto São Vicente, em Campo Grande (MS), e conta com a presença de representantes de diversas obras sociais da região.

A programação começou às 8h, com a acolhida do Coordenador Inspetorial do Setor de Obras Sociais, P. Sílvio Roberto da Silva, e do inspetor, P. Ricardo Carlos. Estão participando do encontro representantes da Casa Dom Bosco e Ampare (Campo Grande/MS), Centro Juvenil São João Batista (Poxoréu/MT), Cidade Dom Bosco (Corumbá/MT), Centro Juvenil Jesus Adolescente (Três Lagoas/MS) e São Domingos Sávio (Cuiabá/MT).

O objetivo do encontro é fortalecer a articulação e integração das obras sociais salesianas, além de promover a troca de experiências e estratégias entre os participantes para o fortalecimento das atividades realizadas junto aos jovens.

O Inspetor P. Ricardo Carlos destacou a importância das obras sociais na formação integral e humana dos jovens atendidos, reforçando o papel das presenças salesianas no apoio à juventude, especialmente em situações de vulnerabilidade. Durante a manhã, ele conduziu um momento de perguntas e respostas com os participantes, discutindo o funcionamento e os desafios enfrentados pelas obras sociais.

Já o P. Sílvio Roberto da Silva, Coordenador das Obras Sociais, abordou o Encontro Internacional das Obras Sociais, que ocorreu em Aparecida, e ressaltou a relevância do uso do sistema de gestão SIGAR, além da necessidade de manter contato com os egressos das obras sociais para acompanhar seu desenvolvimento.

Ambos também falaram sobre a importância da sustentabilidade das obras sociais, destacando a captação de recursos e o impacto das iniciativas salesianas na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade.

No período da tarde, a programação com apresentações do P. Aldir da Silva. Delegado da Pastoral Juvenil Vocacional e do P. Sílvio, abordando temas relacionados à atuação das obras e à formação dos profissionais, monitores e instrutores, com enfoque no carisma salesiano.

O evento prossegue até amanhã (24/09).