Início Comunicação Social Encontro do Setor de Comunicação da CRB Nacional reúne Coordenadores de Comunicação...

Encontro do Setor de Comunicação da CRB Nacional reúne Coordenadores de Comunicação de Congregações Religiosas

310
0
Irmã Neusa Santos coordenou o encontro de comunicadores da CRB Nacional. Foto: CRB

Coordenadores de comunicação de diversas Congregações e Entidades Religiosas reuniram-se virtualmente nesta terça-feira (02/04), em um encontro conduzido pela Assessora de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e sua equipe. Com a participação de aproximadamente 150 pessoas, representando uma variedade de meios de comunicação das Ordens Religiosas e Institutos, como rádios, TVs, revistas, portais online, colégios, hospitais entre outros ligados a Ordens Religiosas. O objetivo foi fortalecer os laços e estratégias de comunicação dentro do contexto contemporâneo da Vida Religiosa.

Sob a coordenação da Assessora de Comunicação da CRB Nacional, Irmã Neusa Santos, o encontro proporcionou um espaço para análise do papel da comunicação nas Congregações Religiosas e outros meios. O evento permitiu a discussão e identificação de desafios enfrentados, além da exploração de soluções colaborativas e inovadoras para aprimorar as práticas comunicacionais. Houve a participação de comunicadores do Brasil, França, Peru, Colômbia, Argentina e Chile. A Missão Salesiana de Mato Grosso foi representada pelo delegado inspetorial de comunicação, jornalista Euclides Fernandes.

Dentre os temas discutidos, destaca-se a importância da comunicação digital, com ênfase em três grandes transformações: a integração do online e offline em um ambiente híbrido denominado “ONLIFE”, a reconfiguração do conceito de tempo e espaço, e as mudanças profundas na forma como vivemos e nos relacionamos. Essa análise permitiu a identificação de lacunas, pontos fortes e oportunidades de melhoria na comunicação interna e externa das Congregações Religiosas e suas expressões comunicacionais, impulsionando a implementação de estratégias mais eficazes e adaptadas à era digital.

Além disso, o encontro reforçou a importância do trabalho em rede entre as congregações religiosas, reconhecendo a colaboração e o compartilhamento de recursos como elementos fundamentais para potencializar os distintos carismas e a missão de cada grupo religioso. “Achei muito louvável a iniciativa da CRB Nacional em promover este espaço de intercâmbio de ideias e iniciar um diálogo sobre comunicação”, afirmou Ir. Fernanda Aparecida Ilídio, membro da Congregação das Irmãs Mercedárias da Caridade. Igor Gomes, pertencente aos Salesianos da Inspetoria São João Bosco, destacou a pertinência da reflexão. “Enfrentamos numerosos desafios diante das transformações na comunicação no mundo digital. É necessário avançarmos e desenvolvermos estratégias de cooperação e comunhão para aumentar a visibilidade do trabalho realizado no Brasil, em sintonia e sinodalidade como Igreja. Expresso minha gratidão à CRB por esta reunião tão significativa.” Frei Lorrane Clementino, da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, disse: “Que possamos estar mais unidos e conectados.” Raquel Pulita Andrade Silva, da Província Marista Brasil Centro-Norte, manifestou sua gratidão: “Agradeço à CRB por esta oportunidade de encontro e pelas atividades de formação oferecidas neste campo da comunicação.

Com informações: CRB Nacional