Início Animação Missionária Encontro de Missionários em Meruri aprofunda cultura dos povos originários Boe-bororo e...

Encontro de Missionários em Meruri aprofunda cultura dos povos originários Boe-bororo e Xavante

269
0
Missionários fizeram três dias de encontro em Meruri. Foto: MSMT

Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora que atuam nas presenças missionárias de Sangradouro, Meruri, São Marcos e Nova Xavantina, estiveram reunidos em Meruri desde a última segunda-feira (06/05). Também participaram do encontro salesianos de Barra do Garças, Cuiabá e Primavera do Leste, além do inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos.

Como texto-base para os estudos, os missionários adotaram o documento “Juntos na Missão” (Setor Missões 2022). A programação oficial do encontro começou na manhã da segunda-feira. O primeiro dia teve dedicação total ao estudo do povo Boe-Bororo, sua história, a realidade atual dessa população originária e o rito da nomeação na cultura bororo.

No final da tarde, o inspetor P. Ricardo Carlos presidiu a Santa Missa para os missionários que, em seguida, rezaram o terço com o povo.

No segundo dia, a Santa Missa às 6h da manhã abriu os trabalhos que abordaram o funeral na cultura bororo, o projeto AMA e a ‘Atuação missinária na educação indígena, batismo das crianças xavante e acompanhamento das vocações..

Já nesta quarta-feira, o senhor bispo de Barra do Garças, Dom Paulo Renato dirigiu um momento de espiritualidade e presidiu a Santa Missa para encerramento do encontro.