Início Comunicação Social Encerrado com sucesso o Encontro Internacional sobre o P. Paulo Albera

Encerrado com sucesso o Encontro Internacional sobre o P. Paulo Albera

44
0

(ANS – Roma) – Concluído com satisfação geral o Encontro Internacional de dois dias (30 e 31 de outubro de 2021), dedicado ao Reitor-Mor, P. Paulo Albera, no primeiro centenário de sua morte (29 de outubro de 1921). Organizado pelo Instituto Histórico Salesiano (ISS, em italiano) na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, o encontro foi promovido pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime.

As relações do primeiro dia analisaram as linhas operativas e os resultados da ação de governo do P. Albera como Reitor-Mor, com um olhar também lançado ao período histórico por ele vivido e sobre o andamento das Casas salesianas da América por ele visitadas no início século XX.

O segundo dia deteve-se na apresentação: das orientações espirituais por ele dadas, tanto aos Salesianos quanto às Filhas de Maria Auxiliadora (FMA); da introdução do Código de Direito Canônico nas Constituições Salesianas; e da imagem do P. Albera no Boletim Salesiano (BS).

Deu-se também espaço à indicação das fontes de/sobre o P. Albera conservadas no Arquivo Salesiano Central (ASC), depois de uma interessante comparação entre algumas fotografias de Dom Bosco e do P. Albera.

Os trabalhos, moderados pelos Profres. Angelo Giuseppe Dibisceglia e Maria Lupi, foram abertos pela saudação do Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, e encerrados pelo Reitor Magnífico da UPS, Prof. P. Andrea Bozzolo.

No decorrer do evento falaram estudiosos: do ISS (P. Thomas Anchukandam, P. Stanislaw Zimniak, P. Francisco Motto); da Faculdade Auxilium, das FMA (Ir. Grazia Loparco, Ir. Eliane Petri); da UPS (P. Aldo Giraudo, Sr. Paulo Vaschetto SDB); além do Diretor do Arquivo Salesiano Central, P. Petr Zelinka e do Rsponsável pelo Arquivo Central Josefino, de Roma, Prof. Giovenale Dotta CSJ. Do exterior falaram os Profres. Sr. Ariel Fresia SDB (Buenos Aires, Argentina), P. Joe Boenzi (Berkeley-CA – EUA) e P. J. Pudumai Doss (Otava, Canadá), como também de Jerusalém enviou a sua saudação, o P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação dos SDB.

Apreciadíssima a bem articulada e atenta conclusão dos trabalhos feita pelo conhecido historiador e professor emérito da Universidade “Roma Tre”, Prof. Andrea Riccardi, Fundador da ‘Comunidade de Santo Egídio’.

O ‘streaming’ ao vivo pôde gozar da tradição ao inglês de todas as conferências. Todos os trabalhos, já visíveis em YouTube (primeiro dia – segundo dia), estarão quanto antes também nos Atos do Encontro.