Início Comunicação Social “Don Bosco Global Youth Film Festival” (DBGYFF): uma onda de esperança no...

“Don Bosco Global Youth Film Festival” (DBGYFF): uma onda de esperança no primeiro dia de eventos

50
0

(ANS – Roma) – Índia, Brasil, Estados Unidos, Itália… E mais: Papua-Nova Guiné, Jerusalém, Mongólia, Burkina Faso, Hong Kong, Venezuela, Bangladesh, Paraguai, Mianmar… Observar no mapa os locais onde está sendo realizado o DBGYFF é como folhear o grande atlas da obra salesiana junto com os mais jovens e observar a sua criatividade e desejo de inflamar o mundo de esperança. Desde ontem, quinta-feira, 18 de novembro, em mais de 270 lugares do mundo, mais de 50 países, já começaram a exibir curtas-metragens em eventos comemorativos. A espera é maior para esta tarde, quando os vencedores serão anunciados em Valdocco.

A nação que sem dúvida abriga o maior número de eventos DBGYFF – 155 ao todo – é a Índia, país onde os salesianos estão presentes com 11 Inspetorias, e onde o compromisso da Pastoral Juvenil Salesiana para o campo do cinema é bastante forte. Mumbai sedia três eventos; Hyderabad, cinco; e Chennai, nove!

E foi justamente na Inspetoria India-Chennai que ocorreu uma das celebrações mais importantes e significativas do Festival. Na obra de Egmore, de fato, reuniram-se, com os salesianos e os jovens, diversas personalidades do mundo do cinema, como o célebre diretor Siva, reconhecido internacionalmente, Bhimsingh Lenin (que também foi membro do Grande Júri do Festival), Gnana Rajashekar…, e muitos outros artistas, poetas, músicos.

Na Inspetoria de Bangalore, em Kochi, nas salas de aula do Instituto “Don Bosco IMAGE”, um público de jovens e entusiastas do cinema, respeitando os protocolos de segurança anticontágio, assistiu à apresentação dos 110 finalistas, selecionados entre mais 1.600 participantes nas cinco categorias, e aos discursos dos ilustres convidados, como o Prefeito da cidade, M. Anilkumar, que inaugurou a função; e o famoso diretor indiano, AK Sajan, que pediu aos jovens que continuem a produzir bons filmes, “para revolucionar o mundo da arte”.

Do outro lado do mundo, em Recife-PEBrasil, também foi organizada, ontem, a cerimônia de celebração do Festival de Cinema Juvenil Salesiano. O evento foi transmitido ao vivo nos canais do YouTube e na página do Facebook, onde, por iniciativa da Associação Missionária Amanhecer (AMA), foram exibidos os vídeos finalistas dos jovens brasileiros. Na sede Inspetorial, o corpo de colaboradores, composto por 30 profissionais, reuniu-se para debater alguns filmes escolhidos entre os finalistas, apresentando também uma breve história do festival. Graças à transmissão ao vivo, o evento contou com a presença de um total de cerca de 850 pessoas.

Dos Estados Unidos, sempre na data de ontem, veio o comentário do ‘rapper’ salesiano Steve De Maio, um dos mais de 100 membros do Júri Preliminar do Festival. Sua Inspetoria, a dos Estados Unidos Leste-Canadá (SUE), organizou várias celebrações para o encerramento do festival. “Nas últimas semanas tive o privilégio de avaliar 25 curtas-metragens chegadas ao DBGYFF. Fiquei impressionado com o talento e a criatividade dos jovens, que enviaram diversos tipos de filmes de todo o mundo… É mais um sinal de que os jovens estão dispostos e são capazes de trabalhar muito, de ser criativos e de participar ativamente na missão de levar esperança ao mundo. Devemos continuar a convidar, desafiar e acompanhar os jovens a usar os talentos que Deus lhes deu, para promover o sonho e a missão de Dom Bosco”, comentou.

Hoje, todo o empenho e criatividade dos jovens estarão reunidos na cerimônia de encerramento de Turim-Valdocco. O Grande Júri já divulgou a classificação definitiva de todas as categorias: a partir das 18h (UTC+1), portanto, não deixe de visitar as páginas do Facebook da ANS @agenziaans e a página italiana do festival @DBGYFFITpara assistir ao anúncio dos vencedores pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime. E, para tornar o evento ainda mais interessante, os vencedores da primeira edição do DBGYFF terão a oportunidade de dar seu depoimento, em transmissão direta, na festa de Turim!