Início Paróquias Dom Mauricio Jardim toma posse como bispo na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT

Dom Mauricio Jardim toma posse como bispo na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT

127
0

O novo bispo da diocese de Rondonópolis – Guiratinga chegou a Rondonópolis no domingo (23/10) e foi recebido com festa pela comunidade católica da cidade ainda no aeroporto. Uma concentração de mais de 300 veículos aguardava o novo bispo para uma carreata pelas principais avenidas da cidade. Além dos fiéis, a carreata contou com a participação de viaturas do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Setrat. Ele foi recebido por autoridades políticas e representantes da sociedade na Câmara Municipal e recebeu a simbólica chave da cidade e o título de cidadão rondonopolitano. A diocese Rondonópolis-Guiratinga estava sem bispo desde há aproximadamente um ano e sete meses quando o então bispo, Dom Juventino Kestering, que morreu vítima da covid-19.

Em seguida aconteceu a celebração de posse na Catedral Santa Cruz e reuniu bispos, padres, religiosos e leigos, inclusive com a presença do Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro. Durante a transição do Governo foram lidas as Letras Apostólicas e a bula na qual o Papa Francisco designou Dom Mauricio como bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Após confirmada a autenticação, Dom Mauricio Jardim recebeu o báculo das mãos do Núncio Apostólico.

Nesta segunda-feira (24/10) Dom Maurício se reuniu com autoridades civis, eclesiásticas e militares em um ato cívico na Câmara Municipal de Rondonópolis. O evento contou com a presença de representantes dos poderes públicos civis e do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

O objetivo do encontro foi a acolhida ao novo chefe diocesano, o conhecimento mútuo dos líderes locais e também destacar a importância do trabalho em conjunto com os poderes públicos, uma vez que a Igreja Católica desempenha um grande papel na sociedade com uma sólida contribuição religiosa, ética e social para o bem de toda a população.

Sobre Dom Mauricio  — Dom Maurício da Silva Jardim nasceu Sapucaia do Sul (RS) em 09/02/1969. Sexto e último filho do casal Cecy da Silva e Honório Jardim. Entrou para o seminário com 21 anos no curso propedêutico. Tem formação em Filosofia pela FAFINC (RS). Bacharelado em Teologia em 1999 pelo Centro de Estudos Teológicos João Vianney de Viamão (RS). Pós graduado em Psicopedagogia em 1998 pela FAFINC (RS). Ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1999. Foi assessor da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre de 2002 a 2007. Viveu a experiência missionária em Moçambique de 2008 a 2012 pelo projeto Igreja Solidária do Regional Sul III. Em março de 2016 nomeado pelo cardeal Fernando Filoni da Congregação da Evangelização dos Povos, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF). Especialização Lato Sensu em Missiologia pelo ISTA, julho de 2017.

 

Por João Ledes

Comunicação