Início Comunicação Social Diretoria do CRIE-MS é empossada com presença do ministro da Educação

Diretoria do CRIE-MS é empossada com presença do ministro da Educação

23
0
Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS
Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS

“Devemos celebrar esse fato muito positivo, da integração inédita entre universidades públicas e particulares, planejando ações conjuntas. Quando há cooperação, se alcançam resultados”. O destaque é do ministro da Educação, Mendonça Filho, que participou da cerimônia de instalação e posse do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa.  A solenidade contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do prefeito Marquinhos Trad, senador Pedro Chaves, deputados estaduais, federais e vereadores.

Na cerimônia, tomaram posse no CRIE-MS o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos Costa, e o Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Ricardo Carlos, como presidente e vice-presidente, respectivamente. Também fazem parte e estiveram presentes no evento os reitores Liane Maria Carlarge (UFGD), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Marcelo Turine (UFMS) e Leocádia Aglaê Petry Leme (Uniderp).

O objetivo do conselho é fortalecer o ensino superior no Estado e trabalhar ações conjuntas em cinco eixos principais: ciência, tecnologia & inovação; excelência na educação básica e superior; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica.

“Unidas, as seis instituições somam mais cerca de 200 mil pessoas, entre acadêmicos, professores, técnicos administrativos e terceirizados. Se fossemos levar em conta o tamanho dos municípios do Estados, seria a segunda maior cidade, além do segundo maior orçamento. Isso mostra força, o tamanho da representatividade do Conselho. São oito mil formandos por ano. Mas os números, na verdade, não mostram  o quão relevante são as tecnologias que geramos, a vida das pessoas que transformamos. Levamos a educação muito a sério”, discursou o presidente do CRIE-MS.

Pe. Ricardo ressaltou a importância para os acadêmicos com as ações em conjunto das instituições. “Falamos em mobilidade acadêmica, que pode permitir uma maior flexibilidade para o aluno cursar, por exemplo, disciplinas em outras instituições, ou mesmo o fortalecimento de parcerias para desenvolvimento de pesquisas. Hoje, ocorre que um grupo e pesquisadores pode estar trabalhando na mesma área que outro de uma instituição diferente. Por que não trabalhar juntos e unir essas forças”, enumerou.

Comunicação/UCDB