Início Comunicação Social Devoção mariana mostra sua força entre jovens salesianos em formação

Devoção mariana mostra sua força entre jovens salesianos em formação

55
0

Salesianos pós-noviços do curatórium Instituto São Vicente iniciaram o mês de maio com uma grande festa. Nem as limitações sanitárias, que foram observadas durantes as atividades, diminuíram a dedicação, devoção, emoção e entusiasmo dos salesianos formandos para as atividades em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora.

Entre as diversas atividades programadas estão as “flores para Nossa Senhora”, uma mensagem diária com um propósito ou sacrifício a ser feito para ser oferecido à Mãe de Jesus como demonstração de carinho por tudo o que ela faz e representa na vida de fé. Outra atividade é a gincana esportiva, que tem como objetivo celebrar a presença Mariana no pátio salesiano. Dom Bosco dizia ver Nossa Senhora andando no meio dos jovens que corriam e brincavam nas escolas e oratórios.

Em todas as casas salesianas o mês de maio é um período diferenciado. Dom Bosco deixou como legado aos salesianos uma devoção especial a Nossa Senhora Auxiliadora que cria um ambiente festivo, fraterno e familiar durante os 31 dias do mês de forma tão intensa que seus reflexos se estendem por todo o ano.

“A presença de Maria no trabalho de Dom Bosco e dos salesianos perdura até hoje como a segurança materna de uma proteção especial. Há duas razões fundamentais para a escolha desse título, para além de outros motivos implícitos e explícitos: a primeira, pela lúcida intuição da atualidade do culto de Maria Auxiliadora na Igreja de seu tempo. O recurso a Maria Auxiliadora se impôs em virtude das extraordinárias dificuldades em que a Igreja se debatia então. A segunda, pelo alcance, dificilmente calculável que virá a ter na história salesiana a construção e a existência da Basílica de Maria Auxiliadora em Valdocco.” (Padre Antônio da Silva Ferreira – Boletim Salesiano).

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02