Início Comunicação Social Delegados e coordenadores inspetoriais de Comunicação SDB e FMA reúnem-se no Encontro...

Delegados e coordenadores inspetoriais de Comunicação SDB e FMA reúnem-se no Encontro Nacional do Comitê de Comunicação Salesiana

137
0

Aconteceu, nos dias 01, 02 e 03 de março, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê de Comunicação Salesiana. Com o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado, o encontro foi conduzido pela Coordenadora Nacional da Comunicação Salesiana, Ir. Maike Loes, juntamente com a equipe do escritório central: a Coordenadora Executiva, Maria Dantas, os Analistas de Comunicação, Janaína Lima e Thiago Silva; e o Designer Gráfico, Pedro Freitas. Como representante da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), o evento também contou com a presença da Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro e, representando cada Inspetoria Salesiana do Brasil, também estiveram presentes os respectivos Coordenadores de Comunicação:

Inspetoria Santo Afonso de Ligório (MSMT – SDB) – Euclides Fernandes Brites

Inspetoria São Luiz Gonzaga (SDB) – Pe. João Carlos Ribeiro Rodrigues

Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia (FMA) – Ir. Luzinete Rêgo Freitas

Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora (SDB) – Pedro Elias Barreto

Inspetoria São Domingos Sávio (SDB) – José Luis Almeida

Inspetoria Maria Auxiliadora (FMA) – Flávio Medeiros

Inspetoria São Pio X (SDB) – Thiago Amorim Caminada

Inspetoria São João Bosco (ISJB – SDB) – Igor Gomes da Silva

Inspetoria Madre Mazzarello (IMM – FMA) – Cícero Gabriel de A. Soares

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP – FMA) – Ir. Maike Loes

O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e P. Nivaldo Luiz Pessinatti, os quais também marcaram presença em todos os demais dias do evento.

No segundo dia, a Oração Inicial foi comandada pela Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Ir. Maike Loes, que trouxe uma leitura coletiva baseada na Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Em seguida, os integrantes do encontro contaram com as participações especiais das Coordenadoras Nacionais das Escolas e da Ação Social Salesiana, respectivamente Ir. Lucia Jacinta Finassi e Carolina Neves de Oliveira. De forma remota, as duas trouxeram em suas falas uma reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. “Esse sonho e essa caminhada que a gente tem buscado fazer sempre juntos, faz com que a gente esteja próximo de alguma forma. Desejo que consigamos juntos esta sinergia dos Comitês da Ação Social, das Escolas e da Comunicação, sabendo que a nossa missão é única, então os nossos caminhos sempre vão se cruzar e se cruzam diariamente”, diz Carolina Neves. “Eu utilizo uma palavra que é bastante cara hoje dentro do pedagógico que é a ‘coconstrução’. Eu acredito muito nesse processo interacional desses Comitês para construirmos juntos uma dinâmica de trabalho coletiva e de aprendizado”, completa Ir. Jacinta. Em seguida, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais, trazendo exposições de cada Coordenador de Comunicação sobre como se dão os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. O dia foi finalizado com uma palavra dos Coordenadores Nacionais da PJS, Ir. Nádia Caetano e P. José Ricardo, seguida da Celebração Eucarística, com o P. João Carlos Ribeiro Rodrigues.

O terceiro e último dia do Encontro se debruçou sobre as ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) para o ano de 2023, trazendo, em especial, as ações protagonizadas pelo Comitê de Comunicação. O dia também contou com a apresentação das propostas de Campanha para as Escolas e para a Obras Sociais, dando abertura para um momento de escuta das necessidades expressas localmente pelas presenças de cada inspetoria e, a partir daí, oportunizando a construção conjunta de possibilidades que possam atender às demandas expostas. Como participação especial, o dia contou com uma rápida visita do P. Wagner Ferreira, novo presidente da Comunidade Canção Nova (CN), eleito na última terça-feira (28). Pe. Wagner, que na ocasião estava acompanhado da Assessora de Relações Públicas da CN, Mosângela Almeda Amorim Galdino, será o sucessor do Pe. Jonas Abib, Salesino fundador da Comunidade, falecido em dezembro de 2022. A Canção Nova é oficialmente um grupo integrante da Família Salesiana desde janeiro de 2010, com a aprovação do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma.

Os participantes do Encontro do Comitê de Comunicação voltam às suas Inspetorias com a missão de, também localmente, fortalecer o entendimento da necessidade cada vez mais latente de uma ação em Rede que dê subsídios sempre mais concretos às necessidades da juventude do país, em especial àquela que se encontro em situação de vulnerabilidade social, a partir do carisma salesiano.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil