Início Comunicação Social Curso de Formação Permanente em Pastoral Missionária 2017

Curso de Formação Permanente em Pastoral Missionária 2017

31
0

Teve início na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) de Roma, o Curso de Formação Permanente em Pastoral Missionária 2017, organizado em colaboração entre a UPS e o Setor Missões da Congregação. O curso iniciado em 17 de setembro será concluído em 14 de dezembro, sendo esta a sua 21ª edição.

Participam do curso, o Irmão Mário Bordignon e o Pe. Eduardo Moura, salesianos da Inspetoria de Campo Grande; e a Irmã Nelcina Alves de Souza,  diretora das Filhas de Maria Auxiliadora em Sangradouro (MT).

“O curso – explicam os organizadores – não é só para os ‘missionários’, mas para todos o que animam o apostolado missionário, porque o espírito missionário não é algo dado apenas a alguns irmãos especiais; antes, traz vida e envolve todas as Inspetorias. Acreditamos que a renovação do nosso entusiasmo pela vida consagrada e as vocações em nossas Inspetorias dependam do espírito missionário”.

Neste ano, o curso dá também uma atenção particular à missão como comunicação, e – motivado pelo Sínodo dos Bispos sobre “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional – sobre a missão voltada especialmente aos jovens.

As atividades formativas, realizadas por professores da UPS e de outras universidades internacionais, são realizadas em grande parte nas estruturas da UPS, mas são previstas também duas outras atividades: uma semana de peregrinação a Turim e aos Lugares Salesianos; e outra à Terra Santa, nos lugares santos de Jesus.

Através do curso, os participantes, Salesianos com experiências missionárias ou simplesmente empenhados na Pastoral Missionária Inspetorial, poderão fazer um percurso pessoal de crescimento salesiano, aprofundar o sentido pleno da mensagem cristã e conhecer a renovação da atividade pastoral. Para tanto, cada participante será envolvido em colóquios, aulas, momentos de partilha, encontros com grupos e associações, reflexões, experiências de oração, visitas, viagens.

InfoANS