Início Paróquias Crianças participam de festival de cantos do Advento e Natal em língua...

Crianças participam de festival de cantos do Advento e Natal em língua xavante

46
0

As crianças da aldeia São Cristóvão venceram o concurso de cantos de Advento e Natal em língua xavante, que teve a finalíssima realizada neste domingo (18/12), na Missão Indígena de Sangradouro (MT). Os grupos de no mínimo 5 crianças aprenderam os cantos litúrgicos “sonhados” pelos anciãos e que estão relacionados no livro de cantos em língua xavante, preparado pelos missionários salesianos. “Com desejo de manter vivos os cantos litúrgicos em língua xavante, promovemos um estudo desses cantos em cada ano. Começou no ano passado, com o tema de Nossa Senhora. Neste ano, o tema foi dos cantos de Advento e Natal”, afirmou o P. Josef Tran Van Lich.

Quem teve a iniciativa de promover o estudo e concurso de cantos foi a equipe de pastoral. Os agentes de pastoral organizaram para que as crianças pudessem aprender e entender os cantos. “Nas aldeias, há um adulto que é responsável, geralmente é um professor. Ele ensina e prepara o seu grupo sobre um canto que tenha a mensagem dentro da proposta solicitada. Na hora da apresentação, só as crianças cantam”, explica P. Lich.

Participaram do concurso as crianças da Casa A25, de Sangradouro; Aldeia Tsorépré, Aldeia Bom Sucesso, Aldeia São Cristóvão e Aldeia Três Marias. Cada grupo participante ganhou uma bola de futebol, mas os vencedores levaram uma pequena premiação em dinheiro. Em primeiro lugar ficaram as crianças da Aldeia São Cristóvão, em segundo lugar, Aldeia Bom Sucesso e, em terceiro, da Casa A25, de Sangradouro.

A avaliação foi feita por três jurados, P. José Benito, diretor da presença salesiana de Sangradouro, P. Juan Carlos Uscuola, pároco e pelo catequista xavante José.