Início Paróquias “Convertei-vos e crede no Evangelho”

“Convertei-vos e crede no Evangelho”

51
0

 

A Celebração das cinzas marcou o início da Quaresma em todas as presenças salesianas da Inspetoria de Campo Grande. As igrejas, desde as menores capelas – como nas Missões Indígenas de Meruri e São Marcos, até as grandes, como o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá e a Matriz de São João Bosco, em Lins e o Oratório Filhos de Dom Bosco, em Rondonópolis – ficaram lotadas de fiéis de todas as idades. Um destaque para o número de crianças que receberam as cinzas na capela da TI de São Marcos.

Significado — “A frase de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” sintetiza o desejo do Pai Celeste de que voltemos a Ele. É uma mensagem de alegria e libertação, o abandono radical de tudo o que é mundano, da hipocrisia e do farisaísmo, da falta de autenticidade que nos faz viver de aparências enganosas, do egoísmo, da luxúria, da soberba e especialmente da falta do amor e da fé. Nossa volta a Deus é o desejo de uma vida totalmente renovada, porque estávamos no lodaçal do pecado e da imundície, como mais uma vez está bem expresso na parábola do Filho Pródigo: estávamos cuidando de porcos e passando fome,” descreve a assessoria de imprensa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o início da Quaresma.

Dia de Oração pela Paz na Ucrânia — Atendendo ao pedido do Papa Francisco, na Audiência geral da quarta-feira (23/02), que falou da sua tristeza sobre o agravamento da situação na Ucrânia e convocou um Dia de oração e jejum pela paz e dando continuidade às Jornadas de Oração e Missão pela Paz, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN), realizou nesta quarta-feira de cinzas, a Jornada de Oração e Missão pela Paz na Ucrânia. O pedido do papa foi atendido também em cada uma das presenças salesianas que reservaram um momento especial para esta oração. Na capela do Colégio Dom Bosco de Campo Grande, o diretor P. Marcelo Fujimura convidou todos a se unirem nesta oração na oração do “Pai-nosso” e na “Oração da Paz”, durante a Missa de Cinzas.

Missões Indígenas — Crianças, jovens e idosos celebraram fervorosamente a quarta-feira de cinzas nas Missões Indígenas de Sangradouro, Meruri e São Marcos. Em Sangradouro, o P, Lich fez a celebração ao ar livre. Em Meruri, o P. João Bosco Maciel distribuiu as cinzas diante do retrato do Servo de Deus, P. Rodolfo Lunkenbein. As crianças foram o destaque na celebração na Missão de São Marcos. Elas cantaram com entusiasmo os cantos litúrgicos e ouviram atentos à mensagem proferida pelo P. José Marcos. “Todos queremos ser melhores, queremos mudanças, então vamos realizar algo que realmente nos ajude. Na oração que a família possa se organizar para ter um momento juntos de oração, nem que seja para rezarem uma dezena do terço antes de dormir. É muito importante ter metas, disciplina, objetivos. Para o jejum que possamos verificar o que podemos melhorar em nosso comportamento, talvez seja controlar a língua, não falar mal de ninguém, não xingar, não blasfemar, não fofocar, não criticar, não gritar”, alertou o sacerdote aos presentes.

Paróquias — Quase todas as comunidades, não só as sedes paroquiais, tiveram a celebração das cinzas. Na sede paroquial da Igreja de São João Bosco em Campo Grande, a celebração das cinzas foi feita em dois horários diferentes. Na Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Primavera do Leste, houve missa às 19h tanto na Matriz como na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. Na Paróquia São João Bosco, em Lins, a celebração com imposição das cinzas também foi feita em dois horários diferentes. Lá também foi feito o ‘Ofício da Quaresma’ e oração do Terço no início da manhã. Em Rondonópolis, a missa foi feita no Teatro São Francisco de Sales, dentro do Oratório Filhos de Dom Bosco, para acomodar melhor os fiéis. Na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, o P. João Vitor presidiu a missa com distribuição das cinzas, que foi transmitida pelas redes sociais da comunidade e acompanhada por centenas de pessoas, via internet.