Início Comunicação Social Conselho Geral conclui trabalhos de verão com uma demonstração de gratidão em...

Conselho Geral conclui trabalhos de verão com uma demonstração de gratidão em tempos de emergência humanitária

35
0

(ANS – Roma) – O Conselho Geral eleito pelo 28º Capítulo Geral concluiu o trabalho de verão na sexta-feira, 10 de julho. “Foram reuniões muito especiais: neste período de pandemia de Covid-19, organizamos as reuniões com os conselheiros em Roma e on-line com os de outras partes do mundo”, disse o Reitor-Mor, Don Ángel Fernández Artime, na “boa noite” oferecida aos salesianos do Escritório Central.

Quatro dos novos membros do Conselho Geral, devido às restrições decorrentes da pandemia, não conseguiram chegar a Roma; por esse motivo, as reuniões foram definidas pelo Reitor-Mor como “especiais e também um pouco exigentes”. Assim, para permitir a participação digital dos Diretores espalhados por outras partes do mundo, as reuniões do Conselho começaram às 12:00 e terminaram às 14:00 (UTC + 1).

Isso significa que o P. Giuseppe Nguyen Thinh Phuoc, Conselheiro para a região Ásia Oriental – Oceania, se conectou à tarde do Vietnã; o P. Hugo Orozco Sanchéz, Conselheiro para a América Latina, do México; P. Gildásio Mendes dos Santos, Conselheiro de Comunicação Social, do Brasil; e o P. Gabriel Romero, Conselheiro para a Região América do Cone Sul, da Argentina, ainda estava de madrugada.

De qualquer forma, “foram reuniões muito proveitosas, apesar das distâncias e da mediação digital”, disse Don Á.F. Artime.

Durante a “boa noite”, o Reitor-Mor apresentou alguns dados sobre as reuniões do Conselho Geral realizadas de março a 10 de julho. Durante esses quatro meses, foram realizadas 46 reuniões e nomeados 12 inspetores / superiores: Norte da Argentina (ARN), África Tropical Equatorial (ATE), Brasil-Belo Horizonte (BBH), Bolívia (BOL), Itália-Piemonte e Valle d «Aosta (ICP), Madagáscar (ODM), México-Guadalajara (MEG), Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão (PGS), Norte da Polônia (PLN), Estados Unidos ocidentais (SUO), Ucrânia (UKR), Universidade Pontifícia Salesiana ( UPS).

Além disso, 133 Conselheiros Inspetoriais, 258 Diretores e 19 Mestres de Noviços foram nomeados; 3 casas foram erguidas canonicamente e 4 novas presenças aprovadas; e foram estudados quatro capítulos provinciais: os relacionados à África Austral (AFM), China (CIN), México-México (MEM) e Vietnã (VIE).

Entre as demais atividades destacadas, em 27 de junho, o 10º Sucessor de Dom Bosco e Grão-Chanceler da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium” participou da celebração do 50º aniversário da construção canônica dessa faculdade, na presença da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat, junto com uma representante da comunidade acadêmica – sempre em conformidade com as medidas anti-Covid-19.

Uma das palavras de ordem do pensamento de “boa noite” foi: “Obrigado a todos os salesianos”.

“De fato, agradecemos aos conselheiros, à comunidade e a todos aqueles que tornaram possíveis os serviços de emergência em muitas partes do mundo neste momento de emergência humanitária. Em particular – sublinhou o Reitor-Mor – agradeço ao Dicastério pelas Missões, pela ajuda concreta aos projetos para salvar vidas humanas e acompanhar os mais pobres neste momento crucial da história “.