Início Comunicação Social Congregação Salesiana lança seu Datário Hagiográfico

Congregação Salesiana lança seu Datário Hagiográfico

249
0

A Comunidade Zeferino Namuncurá, em Roma, inaugurou e abençoou os novos ambientes da Postulação Geral Salesiana na Via della Bufalotta, 550. Durante o evento, ocorreu o lançamento do «Datário Agiográfico Salesiano»* – apenas em italiano.

O livreto tem o objetivo de manter viva a memória histórica e espiritual da santidade na escola de São João Bosco. Ele apresenta o calendário litúrgico da Família Salesiana (FS) e as datas relacionadas ao reconhecimento eclesial da santidade de diversos membros da comunidade salesiana, que, em diferentes épocas, enriqueceram sua história carismática.

Além disso, o livreto serve como referência para compreender as etapas dos processos de beatificação e canonização. Estas etapas incluem inquirições sobre virtudes, martírio e milagres, além de reconhecimentos eclesiais como a Venerabilidade, o Martírio, a Beatificação e a Canonização.

O «Datário Agiográfico Salesiano» também reconhece e agradece àqueles que dedicaram energia e recursos para acompanhar as numerosas Causas de Beatificação e Canonização da FS. Cada Causa tem o apoio de pessoas que, de modo discreto e muitas vezes pouco reconhecido, possibilitaram e apoiaram o itinerário de Beatificação e Canonização.

Esta ferramenta simples pode ajudar a lembrar que a santidade pertence ao DNA da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Os santos são guias espirituais que direcionam a humanidade para Deus, melhorando a sociedade com sua caridade e bondade. O conhecimento e a implementação dos procedimentos canônicos destacam a Obra do Espírito Santo nos corações e mentes de homens e mulheres agraciados.

O Postulador Geral das Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni, afirmou que é fundamental fazer memória para conservar um patrimônio crescente e compartilhar experiências, reflexões e contribuições que enriquecem o caminho dos membros da FS.

* a grafia correta em língua portuguesa é Hagiográfico. No entanto, como só existe a publicação na língua italiana, optou-se por citar a obra com o seu título na língua original, conforme a ilustração da reportagem.

Faça o download do livreto clicando no link abaixo

Com informações: ANS