Início Paróquias Comunidades Xavante recebem subsídios litúrgicos traduzidos para a língua indígena

Comunidades Xavante recebem subsídios litúrgicos traduzidos para a língua indígena

49
0

A Paróquia Pessoal Salesiana São Domingos Sávio, atende comunidades indígenas distribuídas em dezenas de aldeias Xavante na região de Campinápolis e Nova Xavantina, MT. Com a chegada do novo Ano Litúrgico, iniciado no primeiro domingo do Advento, os salesianos distribuem os conteúdos da liturgia traduzidos para a língua Xavante para as lideranças das comunidades indígenas. O trabalho de distribuição começou a ser feito nesta semana pelo Diácono José Alves.

Nesta segunda-feira (21/11) o salesiano esteve nas aldeias São Felipe, Madre Laura, Três Reis Magos, Dez Mandamentos, Santa Rosa, Três Marias e Deus é Amor distribuindo o material litúrgico celebrativo nas comunidades. O trabalho de tradução de toda a liturgia do Rito Católico Romano para o idioma xavante está sendo feito pelo Ir. Tarley Nunes da Mata, junto com a equipe do Centro de Documentação Indígena. “Todo esse material de orações, catequese e liturgia vem ao encontro das necessidades das comunidades atendidas pela Paróquia São Domingos Sávio. Fica o nosso agradecimento ao Mestre Tarley e também ao Mestre Altair por ter mantido esse trabalho de impressão das traduções”, declara o diácono salesiano.

O reconhecimento também é feito aos salesianos missionários que mantém as atividades religiosas nas aldeias, mesmo mais distantes, além dos indígenas que, quando na ausência de sacerdotes e missionários nas mais de duzentas aldeias atendidas pela Paróquia São Domingos Sávio, fazem esse trabalho de Celebração da Palavra nas comunidades, utilizando esse material litúrgico, que agora está sendo distribuído com a liturgia do Advento.