Início Paróquias Comunidades salesianas da MSMT celebram festa litúrgica de São João Bosco

Comunidades salesianas da MSMT celebram festa litúrgica de São João Bosco

89
0
Missa solene com os sacerdotes da presença salesiana de Lins em homenagem a São João Bosco

A festa litúrgica de São João Bosco no dia 31 de janeiro tem as comemorações divididas no Brasil com a data do aniversário natalício de Dom Bosco, em 16 de agosto. A celebração no segundo semestre do ano é mais propícia à participação dos atendidos em escolas, universidades, centros juvenis e obras sociais e até mesmo em paróquias, visto que está em meio ao ano letivo e comercial, o que não acontece com o 31 de janeiro, geralmente período de férias e recesso escolar em toda a América do Sul. Mesmo assim, neste ano, a data foi bem comemorada em todas as presenças salesianas da Inspetoria de Campo Grande.

Em Araçatuba, o Colégio Dom Lasagna retornou das aulas no dia 24 e a data pode ser lembrada com os alunos já em sala de aula. Na paróquia São Francisco e Santa Clara, o pároco, P. Delmiro presidiu a missa que foi antecedida pelo terço em honra a São João Bosco, liderado pela equipe da ADMA. Em Lins, o P. Edson Colman, pároco da paróquia São João Bosco fez uma transmissão pelas redes sociais com oração e bênção de São João Bosco, exibindo uma relíquia de primeiro grau do fundador dos salesianos. Também nas Paróquias São João Batista, em Rondonópolis, São João Bosco, em Campo Grande, houve novena e tríduo de oração, finalizados com missa solene. Na Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá, a missa solene foi presidida pelo vigário inspetorial, P. Elias Roberto que, na ocasião, recebeu a renovação dos votos temporários dos salesianos pós-noviços e tirocinantes.

Na capela do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, os cooperadores salesianos renovaram suas promessas durante a missa solene, presidida pelo diretor da Escola, P. Marcelo Fujimura. O Colégio Dom Bosco teve o retorno às aulas nesta mesma segunda-feira, assim como aconteceu no Colégio Santa Maria, em Cáceres, onde os alunos foram recebidos com um mural trazendo o tema da “Estreia 2022” e a imagem de Dom Bosco no pátio. Em Cáceres, a escola retornou às atividades ainda em modo híbrido, devido às restrições sanitárias ainda vigentes naquele município.

Na Cidade Dom Bosco, também por restrições sanitárias, a tradicional Colônia de Férias precisou ser interrompida e o espaço foi utilizado para ser um ponto de vacinação de crianças contra a covid. Mesmo assim, Dom Bosco foi lembrado por professores, assistentes e pelos jovens que frequentam a entidade. Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande teve novena e missa solene com a exposição da relíquia de Dom Bosco e as crianças da catequese caracterizadas como os santos salesianos. Após a missa, presidida pelo diretor da presença salesiana de Indápolis, P. Adalberto de Jesus, os movimentos paroquiais ofereceram um “jantar italiano” para a comunidade que compareceu à celebração. Cerca de duzentas pessoas foram servidas com macarronada à bolonhesa, bolo e picolé.

Em Cuiabá, no Colégio Santo Antônio, e em Três Lagoas, no Colégio Dom Bosco, os professores fizeram uma semana de preparação pedagógica para o início das aulas que aconteceu no dia de Dom Bosco. O início do ano letivo também coincidiu com a festa de São João Bosco no Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, que comemorou o fato de ter começado as atividades 100% presenciais. Já no Colégio Santa Teresa, em Corumbá, as aulas iniciaram no dia 27 de janeiro, com as bênçãos de São João Bosco para neste ano um número maior de alunos que nos últimos anos.

Também entre os indígenas, São João Bosco foi lembrado. Na Paróquia Sagrado Coração, em Meruri, o diretor, P. Andelson, celebrou a missa solene para a comunidade Boe-bororo. Todas as demais presenças salesianas da inspetoria, obras sociais, paróquias e centros juvenis lembraram a data em suas rede sociais e momentos de oração com colaboradores e destinatários.