Você está em:    Home      Notícias      Animação Missionária      Comunidade Xavante de São Marcos realiza grande festa para a Corrida Tsa’uri’wa

Comunidade Xavante de São Marcos realiza grande festa para a Corrida Tsa’uri’wa

3 de janeiro de 2022

Mais de 100 jovens participaram da corrida Tsa’uri’wa, na última sexta-feira de 2921, na aldeia Xavante de São Marcos (MT). A Maratona Tsa’uri’wa consiste em uma corrida cerimonial – pequena maratona, de, aproximadamente, 15 km -, que se constitui no desafio final para os Nodzö’u e seus padrinhos. No entanto, neste ano, o trajeto foi reduzido para 7Km no masculino e 5 Km no feminino. A maioria da comunidade aguarda para saber qual o clã que chega primeiro; isso é importante, pois ganhar a maratona dá muito prestígio para os clãs.

Por ocasião da corrida, os moços saem da casa dos solteiros. Logo de saída, ao se encaminharem, começam a gritar. Daí percorrem, passando na frente das casas, o caminho do canto. Passam na frente de todas as casas e, em seguida entram na mata. Na mata há um lugar marcado, limpo. Para acompanhar os afilhados de seus clãs, os ‘abareu’ acompanham a corrida com ‘wededzu’ – substância retirada das plantas e utilizada para desmaiar e enfraquecer o corredor.

Uma grande festa foi organizada no centro da aldeia para premiar os vencedores. Nesta edição, foram premiados setenta e cinco corredores que completaram a prova.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS