Início Paróquias Comunidade Salesiana Missionária de São Marcos recebe visita inspetorial

Comunidade Salesiana Missionária de São Marcos recebe visita inspetorial

82
0

O inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos chegou à Comunidade Salesiana de São Marcos, localizada no município de Barra do Garças (MT) no final da tarde da quinta-feira (24/11). A abertura oficial da visita canônica foi feita na manhã seguinte (25/11). A primeira atividade foi o diálogo individual com os salesianos da comunidade.

Ainda na sexta-feira, visitou o ‘Ho’, que é a casa dos adolescentes indígenas – Waptés – que estão no processo de preparação para se tornarem adultos. À tarde, encontrou-se com lideranças xavante, entre as quais estavam professores e a direção da Escola Estadual Indígena Dom Felippo Rinaldi. Também participaram dessa reunião o P. José Marcos e o P. Douglas Chrystiano. Após o encontro, P. Ricardo presidiu a Eucaristia. À noite, o inspetor visitou as Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Elza e Ir. Ebilin.

Já no sábado (26/11), no período da manhã, Padre Ricardo continuou os diálogos individuais com os membros da comunidade. Na parte da tarde, em companhia do P. Beatus e do jovem João Willis, sobrinho neto do P. Aquilino, o inspetor visitou as aldeias Nova Vida e Sagrado Coração de Jesus. Na aldeia Vida Nova Inspetor fez uma visita simples e concluiu com a benção ao cemitério, como continuidade do trabalho que o P. Beatus estava realizando desde o início do mês de novembro, quando a Igreja reza pelos fies defuntos.

No domingo (27/11), o inspetor foi até a Presença Salesiana de Meruri, onde foi recebido pelo diretor, P. Andelson de Oliveira. Em Meruri, P. Ricardo presidiu a Eucaristia na Capela Sagrado Coração de Jesus, celebrando a Liturgia do Primeiro Domingo do Advento. Concelebraram a missa o P. Andelson e P. João Bosco. Na celebração foi feita a 1ª Comunhão de três catequizandos de crisma, da Comunidade de Nossa Senhora Aparecida do Distrito de Paredão Grande/MT. No final da celebração, foram apresentados os crismandos que estão reunidos em retiro espiritual, a fim de receberem o sacramento da Confirmação, no próximo dia 7 de dezembro.

Na tarde do domingo, o inspetor visitou o local onde está sendo construída a nova escola, que será chamada “Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus”. Também esteve na sala ‘Cine Dom Bosco’, para um encontro com os crismandos. Também teve um encontro individual com os tirocinantes e com o diretor, P. Andelson. À noite, teve um encontro com um dos líderes da Comunidade Indígena de Meruri, Sr. Osmar Rodrigues.

A visita canônica foi encerrada nesta segunda-feira (28/11) ainda de manhã.