Início Paróquias Comunidade salesiana de Nova Xavantina recebe visita do secretário da Pontifícia Obra...

Comunidade salesiana de Nova Xavantina recebe visita do secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé

48
0

A comunidade salesiana de Nova Xavantina recebeu neste mês de março, dia 21, o secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) de Brasília, P. Genilson Sousa da Silva. O salesiano Diácono José Alves foi quem acompanhou a visita e apresentou a comunidade e o trabalho nas aldeias do povo Xavante da reserva Parabubure, em Campinápolis (MT). As aldeias visitadas foram: Buruwē, Palmeiras, Vila Rica e Santo Expedito.

A POPF é uma das secretarias das Pontifícias Obras Missionárias. A obra visa  suscitar o interesse pela evangelização universal em todas as camadas do povo de Deus e promover, nas igrejas locais, a ajuda espiritual e material.

Na visita às aldeias Santo Expedito e Vila Rica, o secretário da POPF pôde conhecer o Projeto AMA, trabalho do Ir. Alois Würstl, que realiza o mapeamento, perfuração e manutenção de poços artesianos nas aldeias indígenas do Estado do Mato Grosso. 

“Foi a primeira vez que estive em uma aldeia de povos originários. Em pouco tempo tive a oportunidade de conhecer as aldeias: Palmeiras,  Santo Expedito, Vila Rica e  a Aldeia Buruwē… Foi surpreendente saber das diversas aldeias na reserva do povo Xavante. Também conheci o diácono Salesiano José Alves com sua presença e serviço junto aos povos originários. Foi bonito ouvir, conversar, olhar, sentir , estar, mesmo por um tempo curto, com aqueles e aquelas que nos acolheram com um coração aberto. O encontro com os povos originários nos chama à conversão, converte um padre. Não sou o mesmo depois deste encontro histórico”, disse o secretário da POPF. 

O vigário da Paróquia Senhor Bom Jesus, da cidade de Campinápolis (MT), P. Osnildo Lemos da Silva, também acompanhou a visita do secretário junto ao P. Josivan Calisto, pároco de Novo São Joaquim. Ambos elogiaram o trabalho dos missionários salesianos junto às comunidades indígenas. 

“É algo que nos faz pensar mais na vocação e me ajuda a ter um olhar diferente junto a este povo. Sempre é bom sair da realidade de nossas secretarias, casas e trabalho pastoral para vivenciar a missão ao lado dos povos originários. Agradeço a oportunidade e Deus abençoe a Missão Salesiana”, declarou P. Osnildo. 

O salesiano Diácono José Alves comenta que a Paróquia São Domingos Sávio, que desenvolve o trabalho missionário nas comunidades indígenas Xavante, fica feliz em receber visita de parceiros missionários, seja da igreja local, seja da igreja nacional. “Foi uma ótima experiência  poder apresentar o trabalho que a Missão Salesiana realiza, ficaram encantados e admirados conhecendo o nosso trabalho, os desafios, estradas, pontes, a questão da cultura, da língua e também conheceram a realidade difícil que o povo indigena Xavante enfrenta”, disse.