Início Comunicação Social Comunidade Salesiana celebra os 65 anos de vida religiosa do Mestre Luiz...

Comunidade Salesiana celebra os 65 anos de vida religiosa do Mestre Luiz Würtle

42
0

A comunidade salesiana do Colégio Santo Antônio (Coxipó da Ponte) em Cuiabá fez uma festa muito especial para comemorar os 65 anos de vida religiosa do Irmão Alois Würstle, familiarmente conhecido por Mestre Luiz. A data se tornou ainda mais especial porque caiu justamente no terceiro domingo do mês de agosto, dia em que toda a Igreja reza pelas vocações à vida consagrada.

Um almoço festivo foi realizado pela comunidade que recebeu amigos e salesianos de outras presenças da Inspetoria de Campo Grande. Eles vieram prestar homenagens em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo missionário salesiano. Na ocasião, o salesiano revelou detalhes do início da vocação missionária: “Eu, na minha cidade, o padre falava da África, de ser missionário. Um dia, eu disse para ele: “Padre, eu quero ser missionário”. E ele me disse: “Alois, você precisa aprender uns ofícios, senão, o que vai fazer nas missões?” E ele me mandou na escola profissional salesiana, na Baviera. Quando terminei lá, meu pai falou: ‘Se você passar no exame, eu te dou uma motocicleta”. E eu falei: “Pai, eu não quero uma motocicleta, eu quero ser missionário”. Eu sabia o que eu queria, eu lutei por isso”, revelou.

Mestre Luiz, como é conhecido, nasceu na Alemanha e veio para o Brasil aos 19 anos. Ele é o responsável pela Assistência Missionária Ambulante (AMA), que há quase 40 anos tem proporcionado melhor qualidade de vida, por meio da escavação de poços de água potável para aldeias indígenas Bororo e Xavante no Estado do Mato Grosso.

Durante os mais de 60 anos no Brasil ele construiu três usinas hidrelétricas e mais de 250 poços, além de inúmeras pontes e estradas. O irmão Luiz ainda tem significativa atuação nas aldeias indígenas atendidas pela Missão Salesiana de Mato Grosso, com forte presença religiosa e de pregação por meio do testemunho da vida cristã.

Entre os salesianos presentes, o representante da presença de Nova Xavantina, Diácono José Alves, trouxe vídeos de várias pessoas, líderes leigos da Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, como o assistente social da CASAI. Divino Pereira de Jesus, a assessora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação de MT, Míriam Lagares, o comerciante, Pedro Delmiro e a coordenadora da Pastoral da Criança, Deusmira Moreira da Silva, que manifestaram o grande respeito e enorme gratidão ao Mestre Luiz pelo serviço que ainda presta às comunidades xavante da paróquia.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02