Início Ação Social Comunidade Salesiana celebra Missa de Ação de Graças pelos 60 anos de...

Comunidade Salesiana celebra Missa de Ação de Graças pelos 60 anos de Profissão Religiosa do Ir. Armando Catrana.

Em uma semana festiva em que se comemora o aniversário de Dom Bosco, o Ir. Armando Catrana carinhosamente chamado de “Mestre Armando” completou 60 anos de Profissão Religiosa.

232
0
Mestre Armando renova as promessas da vida religiosa ao completar 60 anos na Congregação Salesiana. Foto: Rara Gente

Em uma semana festiva em que se comemora o aniversário de Dom Bosco, o Ir. Armando Catrana carinhosamente chamado de “Mestre Armando” completou 60 anos de Profissão Religiosa.

Em comemoração a todos esses anos levando os ensinamentos de Dom Bosco e se dedicando aos jovens e suas famílias, foi realizada uma Missa de Ação de Graças no dia 15 de agosto às 18h30 na Igreja Nossa Senhora de Fátima localizada na Vila Piloto I, comunidade onde iniciou sua jornada no município de Três Lagoas a 21 anos atrás. Na celebração, estiveram presentes alguns de seus irmãos salesianos, Dom Luiz Knupp Bispo da Diocese de Três Lagoas, religiosos, autoridades e amigos.

Durante a celebração, Mestre Armando renovou mais uma vez os votos religiosos, diante do vigário inspetorial P. Ademir Lima de Oliveira.

Logo após a missa, Mestre Armando recepcionou Salesianos, Religiosos e amigos do município, vindos de Campo Grande/MS, Primavera do Leste/MT, Poxoréu/MS e da Itália Sr. Loris e Sra. Daniela representando o grupo AmiciArmando, em uma recepção.

Nascido em Perúgia, na Itália, no dia nove de agosto de 1938, filho de Alessandro Catrana e Aurelia Tortoioli, família amorosa, unida e muito católica. Iniciou os seus estudos, logo depois da II Guerra Mundial, onde conheceu o Oratório Salesiano, o qual passou a frequentar diariamente, por ser um ambiente familiar e acolhedor. Na sua adolescência dedicou-se ao estudo, trabalho e ao esporte, chegando a ser membro da Ação Católica e animador do Oratório. Anos depois, tornou-se presidente, treinador e atleta realizando as primeiras olimpíadas no Oratório Salesiano. Em 1960 entra para a Aeronáutica onde recebe o prêmio de melhor professor de educação física. No dia 15 de agosto de 1962 entrou para Congregação Salesiana, pois mesmo com sua vida profissional estabilizada como bancário, e também como atleta, sentiu em seu coração um forte desejo de se dedicar à educação dos jovens, principalmente os mais pobres e vulneráveis. Emitiu os votos temporários na Congregação Salesiana em 16 de Agosto de 1963. Trabalhou em vários Oratórios Salesianos na Itália. Em maio de 1968 foi chamado para viver uma nova experiência no Brasil, “Operação Mato Grosso” especificamente em Poxoréu-MT, e posteriormente trabalhou nas cidades de Guiratinga, Barra do Garças, Corumbá e Campo Grande. Em abril de 2002 conheceu a cidade de Três Lagoas-MS, onde poderia concretizar um trabalho social e educativo junto a comunidade carente. Nesses sessenta anos de trabalho religioso se dedicou em tempo integral ao atendimento ao próximo, seja o seu carinho, conhecimento, ou uma conversa que sempre termina com sua risada contagiante e que alegra a todos os que estão a sua volta. Mestre Armando é um modelo a ser admirado e seguido de dedicação, trabalho e o mais importante: um espelho de esperança às crianças, adolescentes e jovens desta e de outras gerações.

Com informações: Assessoria Centro Juvenil Salesiano Jesus Adolescente