Início Pastoral Juvenil Vocacional Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana realiza encontro em São Paulo

Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana realiza encontro em São Paulo

90
0
Delegados e Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do Brasil. Foto: RSB

Planejamento pastoral reúne representantes de todo o Brasil

No último sábado (14/09) aconteceu no Colégio Santa Inês, em São Paulo, o Encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS). O evento contou com a presença de Delegados e Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do Brasil. Durante o encontro, os participantes realizaram o planejamento das atividades pastorais, visando a sistematização dos processos que orientam a missão salesiana no país. A Missão Salesiana de Mato Grosso teve como seu representante o delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva.

A missão educativa da Pastoral Juvenil

A Pastoral Juvenil (PJ) ocupa uma posição central na missão educativa salesiana, com o objetivo de evangelizar educando e educar evangelizando. As Linhas Orientadoras da Missão Educativa das FMA destacam que “a missão educativa das FMA se realiza mediante uma pastoral juvenil inculturada que se inspira no Sistema Preventivo, vivido como espiritualidade radicada na caridade de Cristo e na solicitude materna de Maria”. O documento ressalta que a pastoral busca “conduzir ao encontro com Jesus de Nazaré” como objetivo prioritário.

Referência de Cristo na formação dos jovens

O Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana, em seu Quadro de Referencial, reforça que a meta da pastoral é a construção da personalidade dos jovens com Cristo como referência. “A referência que, tornando-se progressivamente explícita e interiorizada, o ajude a ver a história como Ele, a julgar a vida como Ele, a escolher e a amar como Ele”, menciona o documento.

A importância da sinodalidade no trabalho pastoral

Irmã Claudiane Cavalcante, Coordenadora Nacional da PJS e representante da Inspetoria Maria Auxiliadora, destacou a importância do encontro, afirmando que “o encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil é um espaço muito rico em sinodalidade. Juntos, FMA e SDB, compartilhamos nossas experiências vividas nas várias realidades do Brasil”. O Coordenador Nacional da PJS e representante da Inspetoria São João Bosco, Padre José Ricardo Mole, complementou: “A experiência da reunião da CNPJS é sempre enriquecedora, pois demonstra a diversidade das inspetorias SDB e FMA, reunidas para planejar as atividades diversas, em nível nacional, unidas pelo mesmo carisma.”

Com informações: Rede Salesiana Brasil