Início Instituição de Ensino Superior Comemoração dos 208 anos de Dom Bosco na UCDB tem reinauguração e...

Comemoração dos 208 anos de Dom Bosco na UCDB tem reinauguração e entrega de prêmio

20
0
Estátua de Dom Bosco foi restaurada e reinaugurada na UCDB. Foto: Divulgação Assessoria

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) celebrou nesta quarta-feira (16/08) os 208 anos de nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos e patrono da instituição. As comemorações envolveram uma série de eventos, culminando na reinauguração da estátua de Dom Bosco no campus e na entrega do troféu Vivência Salesiana.

A manhã começou com a comunidade educativa reunida para presenciar a reinauguração da estátua de Dom Bosco, localizada no jardim da entrada principal da UCDB. A estátua, que representa o santo salesiano ao lado de duas crianças, passou por um processo de revitalização para preservar sua beleza e significado. O Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, P. Idenilson Lemes da Conceição, ressaltou a importância da imagem como um símbolo acolhedor da universidade, lembrando que “A UCDB é o que é porque há 208 anos um homem nasceu e fez da sua vida um grande exemplo. Ele nos ensinou que a vida vale a pena ser vivida.”

O Pró-Reitor de Administração, Taner Douglas Alves Bitencourt, que está temporariamente no cargo de Reitor, expressou sua emoção ao celebrar o nascimento de São João Bosco. Ele enfatizou a relevância contínua do legado de Dom Bosco, que encoraja os jovens a enfrentarem desafios com um olhar de carinho e crença no sistema preventivo. “Dom Bosco é contemporâneo, é inovador, é empreendedor. Ele nos ensina que podemos fazer sempre um pouco mais por um mundo melhor.”

O evento contou com a presença de autoridades da universidade, incluindo os pró-reitores Rubia Renata Marques (Graduação e Pós-graduação) e Cristiano Marcelo Espinola Carvalho (Pesquisa), bem como o representante da mantenedora, Raffaele Lochi.

No período da tarde, a celebração continuou no Pátio UCDB com a entrega do troféu Vivência Salesiana. Este prêmio é destinado a reconhecer a dedicação e comprometimento de colaboradores docentes, administrativos, acadêmicos e membros da Paróquia Universitária São João Bosco. A cerimônia também incluiu apresentações da Banda Militar do Comando Militar do Oeste, atrações do Circo Mundo Mágico, performances do setor de Cultura e Arte e uma apresentação musical das crianças da Escola Salesiana São Domingos Sávio.

As festividades chegaram ao fim com o sorteio de duas imagens de Dom Bosco, sendo premiados os setores de cobrança e biossaúde.

A UCDB demonstrou mais uma vez o compromisso com os princípios e valores de Dom Bosco, honrando seu legado de educação e amor à juventude.

Com informações: Assessoria de Comunicação UCDB