Início Comunicação Social Começa em Roma o SDB Change Congress

Começa em Roma o SDB Change Congress

81
0

A abertura oficial do SDB Change Congress ocorreu na tarde desta segunda-feira (19/09). Após a saudação do Reitor da UPS, prof. P. Andrea Bozzolo, o Ecônomo Geral da Congregação, Sr. Jean Paul Muller SDB, deu as boas-vindas a todos os participantes em seu discurso de abertura.

“Os cinco temas centrais que definimos na época permanecem ainda atuais, embora hoje, certamente, adicionaríamos outros”, começou, descrevendo alguns dos desafios emergentes: guerras em algumas partes do mundo, criticidades emergentes do sistema climático, migrações em massa e processos de informatização que estão mudando o tecido social de forma semelhante à industrialização. “Vivemos em um mundo vacilante (…) O medo, porém, destrói a solidariedade e cria uma atmosfera de crescente rivalidade”, acrescentou.

O SDB Change Congress conta com a participação de 250 pessoas, entre as quais estão os Ecônomos Inspetoriais, Responsáveis dos Escritórios de Planejamento e Desenvolvimento (PDO, em inglês), das Procuradorias Missionárias, de ONGs salesianas e de organismos internacionais. Após a recepção, durante a qual foram entregues os tablets e Kits do Congresso, os membros do Dom Bosco Network e das Procuradorias Missionárias se reuniram para discutir projetos e conhecer os Ecônomos e Reponsáveis pelos PDOs.

Após o Ir. Jean Paul Muller foi a vez do discurso principal do dia, o testemunho “Aceitar o futuro”, de Janis McDavid, orador e autor.

Como palestrante, Janis McDavid revelou-se profundamente autêntico, abordando cada tópico com a consciência de que os sonhos são realizáveis. Usando a si mesmo como exemplo, compartilhou suas vivências, suas experiências e seu pensamento positivo, deixando o público determinado a aproveitar as oportunidades mesmo nos momentos mais adversos. Nascido sem braços e pernas, durante a infância e a juventude, Janis precisou enfrentar muitos desafios com enorme coragem, sem deixar que a deficiência decidisse o que podia ou não fazer, nem tampouco influenciar seu estilo de vida. “Quero viver em um mundo onde as características que nos distinguem não levem à discriminação”, disse.

Com estas preciosas declarações, a assembleia, agradavelmente envolvida em todas as participações, concluiu o primeiro dia do Congresso.

Quem representa a Inspetoria Salesiana de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) no SDB Change Congress é o ecônomo inspetorial, Ir. Altair Gonçalo Monteiro da Silva.

Para assistir novamente ao discurso de abertura do Ecônomo Geral, clique aqui:

Italiano – Inglês – Espanhol – Francês.

Não perca a cobertura integral ao vivo do evento na página Facebook e Instagram.

Fonte: ANS