Início Comunicação Social Começa a terceira edição do Don Bosco Global Youth Film Festival: jovens...

Começa a terceira edição do Don Bosco Global Youth Film Festival: jovens de todo o mundo convidados a contar seus sonhos para tornar a Mãe Terra mais limpa e verde

311
0

Jovens de todo o mundo são novamente convidados a participar do “Don Bosco Global Youth Film Festival” (DBGYFF), festival internacional de cinema juvenil salesiano. O Setor de Comunicação Social da Congregação Salesiana anunciou com alegria a terceira edição do concurso, cuja final está prevista para 17 a 18 de outubro de 2024 – como é habitual numa infinidade de realidades e lugares em mais de 100 países do mundo. Fazendo referência ao ano do bicentenário do Sonho de Nove Anos de Dom Bosco, e em sintonia com a atenção global ao cuidado da Criação, o tema do festival deste ano será: “Eu tenho um sonho – Os jovens e as mudanças climáticas – Tornar o mais limpo e a mais verde Mãe Terra.

Para esta nova edição o “DBGYFF” abre as portas a todos os jovens e jovens do mundo, sem distinção de pertencer ou não às realidades salesianas. Na verdade, poderão participar rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, de qualquer nacionalidade, religião, crença e cultura.

O Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Dom Gildasio Mendes, está entusiasmado com a iniciativa e declarou: “Uma novidade importante desta terceira edição será a colaboração e o envolvimento organizacional do Setor de Pastoral Juvenil. Graças à sua contribuição, juntamente com a colaboração dos nossos Delegados de Comunicação Social e de muitos colaboradores da Família Salesiana em todo o mundo, esperamos chegar a milhares e milhares de jovens, envolvê-los mais uma vez nesta iniciativa que visa dar-lhes uma oportunidade oportunidade de expressão artística sobre temas centrais para os meninos e meninas de hoje: a capacidade de sonhar, a realidade da nossa Casa Comum”.

Em comparação com o passado, as categorias em que será possível participar também aumentaram, passando de três para cinco. Portanto, os curtas-metragens agora podem ser inscritos nas seções: curtas de 2 minutos, curtas de 5 minutos, filmes de animação de 5 minutos, videoclipes de 5 minutos e documentários de até 10 minutos. 

Uma constante nas edições do DBGYFF é o rico portfólio de prémios disponibilizados – embora o valor global também tenha aumentado, atingindo o valor recorde de 120 mil euros, a distribuir da seguinte forma: 15 prémios para as melhores curtas-metragens numa a nível global, 70 para as melhores curtas-metragens a nível regional, 9 para os prémios da categoria, 7 para os melhores jovens e 5 prémios do júri.

Já as duas edições realizadas no passado (2021 e 2023) – ambas apoiadas pela Fundação “DON BOSCO NEL MONDO”, que se confirma como patrocinadora também deste novo concurso – alcançaram grande sucesso: em termos de jovens envolvidos, de obras de qualidades alcançadas, de mensagens lançadas ao mundo sobre os temas da esperança, da paz e da solidariedade, e de acompanhamento e sinergias desenvolvidas entre Salesianos, membros da Família Salesiana e jovens de todo o mundo.

É por isso que o Diretor do DBGYFF – pela terceira vez consecutiva – Don Harris Pakkam, observa: “Graças ao grande apoio e à colaboração de muitos, conseguimos organizar duas edições do festival, com bom sucesso. Através deste festival pudemos chegar a muitas centenas de milhares de jovens em todo o mundo, celebrar a sua criatividade, recompensar os seus esforços e fazer ressoar no mundo inteiro o nome de Dom Bosco e da missão salesiana. Agora pretendemos continuar nessa direção, acompanhando e desenvolvendo o que já foi construído e levando um pouco mais longe o nosso olhar, os nossos objetivos e as nossas perspectivas: o nosso sonho, na verdade, é estimular o protagonismo dos jovens, para que eles podem ser os primeiros arquitetos de um mundo melhor”.

Para submeter curtas-metragens ao DBGYFF é necessário seguir algumas regras e orientações simples necessárias para organizar e selecionar adequadamente os materiais em competição. As inscrições serão abertas em 24 de abril e encerradas em 31 de julho de 2024.

Para saber todas as informações e mais informações sobre o festival, o portal está à disposição de todos: www.dbgyff.com

Com informações ANS.