Início Comunicação Social Colégio São Gonçalo celebra 128 anos de presença em Cuiabá

Colégio São Gonçalo celebra 128 anos de presença em Cuiabá

67
0

Missa, exposição de artes dos alunos e história do colégio marcaram os festejos pelos 128 anos do Colégio São Gonçalo em Cuiabá. O diretor do colégio e da comunidade salesiana, P. Hermenegildo presidiu a missa comemorativa com os alunos do Ensino Médio e o coordenador de Pastoral, P. Wilson presidiu a missa para os alunos do Ensino Fundamental – anos finais.

A história do Colégio Salesiano São Gonçalo começou a partir de uma carta enviada pelo então arcebispo de Cuiabá Dom Carlos Luiz d’Amour a Dom Bosco, na Itália. Na carta, Dom Carlos pedia o envio de padres salesianos para a abertura de um colégio que assumisse a educação da juventude mato-grossense.

Com essa missão, chegaram em 1894 os primeiros salesianos, que se instalaram nas dependências da Igreja São Gonçalo, no Porto, onde já em setembro do mesmo ano, começou a ser oferecido o regular do ensino primário.

O número de alunos começou a crescer e, para atender a demanda, uma chácara, localizada na Prainha, foi adquirida. Ali, começaram a ser feitas as primeiras oficinas de serralheria, carpintaria e sapataria. Na época, com o nome de “Liceu de Artes e Ofícios São Gonçalo”, o colégio se tornou um ponto de referência para os jovens de todo o Estado, especialmente para os mais carentes.

Referência que o São Gonçalo mantém até hoje. Do internato e das escolas profissionais, o São Gonçalo passou a ofertar os Ensinos Infantil, Fundamental e o Médio. Hoje, já com a atual denominação Colégio Salesiano São Gonçalo, a qualidade do ensino e a preocupação na formação ética, moral e social de seus alunos continua sendo o diferencial.

Da semente lançada pelos salesianos de Dom Bosco, em 1894, o CSG ainda mantém a proposta voltada para o respeito, justiça, social, espírito crítico e cristão. Além de investir na qualidade de ensino e na qualificação dos professores, o CSG também tem investido na infraestrutura como a construção do Ginásio Poliesportivo para cerca de 3.500 espectadores, informatização da Biblioteca Dom Aquino, laboratórios de informática, química, física e biologia, entre outros.

“Desejo que a história do colégio Salesiano São Gonçalo continue sendo construída com persistência e determinação, deforma solidária e conjunta, cultivando sempre os valores fundamentais da nossa instituição, contribuindo sempre para o desenvolvimento humano e social de nossos discentes, para que este possam ser capazes de atuar como sujeitos de mudança para nossa juventude, como sonhou Dom Bosco, nosso Pai e mestre da juventude”, declarou o diretor, P. Hermenegildo.