Início Ação Social Colégio Santa Teresa e Cidade Dom Bosco realizam Encontro de Formação da...

Colégio Santa Teresa e Cidade Dom Bosco realizam Encontro de Formação da Identidade Salesiana

110
0

O 1º Encontro de Formação da Identidade Salesiana aconteceu no dia 10 de outubro em Corumbá (MS). O evento foi organizado para os 90 educadores do Colégio Salesiano de Santa Teresa e da Cidade Dom Bosco. A ação preparada pela Pastoral Juvenil Salesiana com o apoio dos jovens da AJS e dos Aspirantes, teve como objetivo em refletir a missão do educador no dia-a-dia, baseado no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

A abertura da atividade começou com animação e interação entre os educadores. A oração inicial, conduzida pelo Padre João Neto, foi a oportunidade de os colaboradores das presenças Salesianas se prepararem espiritualmente para as atividades que foram propostas pela manhã.

O momento de formação, que foi ministrado pelo Aspirante Valério Roberto, aprofundou o tema do ‘ser educador’, abordando quais são os desafios do dia-a-dia e como lidar com o próximo, seja educando, atendido e até mesmo com as pessoas do mesmo setor/função. De acordo com Valério, o educador precisa caminhar em sintonia com os ensinamentos de Jesus e de Dom Bosco. A empatia, o respeito e o diálogo precisam estar alinhados para que o educador possa compreender mais a espiritualidade salesiana.

Após esse momento, os educadores foram divididos em grupos, nos quais refletiram sobre a vida de São Domingos Sávio, de Santa Maria Domingas Mazzarello, São Artêmides Zatti, Beata Laura Vicuña, Beato Miguel Rua e Venerável Mamãe Margarida. Cada grupo apresentou, através de paródia e teatro, a missão de cada um, com criatividade e explicando o que fizeram durante a vida.

No período da tarde, após o almoço, aconteceu o festival de prêmios, que promoveu diversão, alegria e muitos prêmios entregues.

O encerramento foi com a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre João Neto, que esteve presente do início ao fim do encontro.

 

Informações e imagens: Comunicação da Cidade Dom Bosco