Início Missões Indígenas CIMI MT realiza encontro com lideranças indígenas em Cuiabá

CIMI MT realiza encontro com lideranças indígenas em Cuiabá

126
0
Foto: Divulgação CIMI

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) do Mato Grosso (MT) realizou um encontro com lideranças indígenas de diversas etnias entre os dias 29 de junho e 1º de julho, no Centro de Formação Olga Benário Prestes, em Cuiabá. Participaram do encontro cerca de 50 lideranças indígenas, incluindo representantes dos povos Boe Bororo, Xavante, Kanela, Xerente, Karajá, Tapayuna, Kudju Jurruna, Kayabi, Nambiquara, Rikbaktsa, Enawene Nawe, Zoró, Arara, Chiquitano e Wassu. A temática central do encontro foi “Território que Temos e o Território que Queremos”.

Abertura do Encontro

A coordenação do CIMI, representada por Natália Filardo, realizou a acolhida dos participantes, seguida pela apresentação dos mesmos. Na tarde do primeiro dia, ocorreu uma análise de conjuntura política e, em seguida, os participantes se dividiram em grupos para levantar a situação dos territórios indígenas onde residem.

Discussões do Segundo Dia

No dia 30, houve a partilha das reflexões dos grupos. As lideranças destacaram a grande demanda por demarcação de terras e políticas públicas nas áreas já demarcadas, principalmente nas áreas de educação e saúde. As ameaças enfrentadas pelos povos indígenas, como a expansão de usinas hidrelétricas, mineração, exploração de madeira e uso de agrotóxicos, foram amplamente discutidas. O encontro também abordou a situação dos indígenas Wassu, que migraram de Alagoas para Primavera do Leste em busca de melhores condições de vida, mas enfrentam preconceito e discriminação.

Participação do MPF e DPU

No dia 1º, representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ricardo Pael Ardenghi, e da Defensoria Pública da União (DPU), Renan Sotto Mayor, participaram do encontro. As lideranças indígenas puderam expressar suas demandas por justiça, e tanto o MPF quanto a DPU demonstraram apoio às causas indígenas. Um documento final, elaborado por jovens indígenas formados em Direito com a contribuição de toda a assembleia, foi entregue ao MPF e à DPU.

Encerramento e Agradecimentos

O encontro foi encerrado com cantos e danças tradicionais, seguido por uma avaliação final positiva do grupo. As lideranças indígenas agradeceram ao CIMI pelo apoio e pela realização do encontro e expressaram a esperança de que mais iniciativas como essa ocorram. O apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) no transporte, das Irmãs da Santa Cruz nos gastos do encontro, do CIMI e das comunidades indígenas mostrou a importância das parcerias.

O diácono José Alves de Oliveira e a Irmã Eblin Yanessi Angel Perea representaram a família salesiana no encontro. A mensagem que ficou marcada foi: “Lutar sempre, desistir jamais”.