Início Ação Social Cidade Dom Bosco conclui Jornada Formativa 2024 para educadores

Cidade Dom Bosco conclui Jornada Formativa 2024 para educadores

26
0
Padre Jair Marques celebrou a Missa para Encerramento da Jornada Formativa dos Educadores da Cidade Dom Bosco, em Corumbá. Foto: Reprodução Facebook

Semana intensa de aprendizado e reflexões prepara profissionais para o retorno às aulas

Nesta terça-feira (20/02), a Cidade Dom Bosco concluiu a sua Jornada Formativa 2024.  O evento reuniu cerca de 100 educadores em um período de intensas trocas de saberes, reflexões e ensinamentos. Conduzida pela equipe da Pastoral Juvenil e convidados, a iniciativa teve como foco principal apresentar e discorrer sobre o “legado de Dom Bosco”, o “Carisma Salesiano” e a Estreia 2024: “O Sonho que faz Sonhar”.

O tema da Estreia, escolhido pelo Reitor-Mor Salesiano, Padre Ángel Fernández Artime, foi abordado com profundidade, destacando-se o “sonho dos nove anos”, que “condicionou todo o modo de viver e de pensar de Dom Bosco”. As atividades visaram inspirar o trabalho da Família Salesiana, reforçando os valores e ideais que permeiam a educação salesiana.

A Jornada Formativa aconteceu nos dias 8, 9, 15, 16 e 19 e 20 de fevereiro. A conclusão teve a Celebração Eucarística presidida pelo diretor da Cidade Dom Bosco, P. Jair Marques, reforçando o caráter espiritual e integrador do evento.

Além das reflexões teóricas, a ação também promoveu momentos de encontro entre os educadores, possibilitando a troca de experiências, debates de ideias e proposição de soluções para os desafios futuros em sala de aula. As formações pedagógicas, por sua vez, ficaram sob responsabilidade da direção e coordenação pedagógica da Escola E. Dom Bosco, reforçando o compromisso com o projeto educacional e os valores humanos e cristãos que caracterizam a Educação Salesiana.

Os temas trabalhados foram os seguintes:

  • A importância do contexto vivenciado pelos alunos, por Priscila Silgueiros – Psicóloga Cidade Dom Bosco;
  • Pedagogia da Presença, pelo P. Eduardo Moura e P. João dos Santos Neto;
  • Novos pátios: As diferentes realidades juvenis no pátio salesiano, por Dilson Esquer.