Início Ação Social Cidade Dom Bosco celebra 10 anos de saudades do Padre Ernesto Saksida

Cidade Dom Bosco celebra 10 anos de saudades do Padre Ernesto Saksida

79
0

“São vocês que devem dar continuidade a tudo isso. Meu desejo é encerrar esse trabalho, deixar tudo organizado para que eu possa dizer ‘está tudo bom, meu Deus, estou contente. É isso que o Senhor queria de mim e eu fiz’. Dei muito amor a todos e aos pobres principalmente,” – Padre Ernesto Saksida

Nesta segunda-feira (13/03), foi realizada uma série de homenagens ao Padre Ernesto Saksida em todos os setores Cidade Dom Bosco. O salesiano faleceu há exatamente 10 anos. Não faltaram emoção e agradecimentos ao sacerdote salesiano que dedicou grande parte da sua vida às pessoas com grande vulnerabilidade social.

Na Escola Estadual Dom Bosco, o sino tradicional da instituição ecoava nos corredores. Dentro das salas de aula, os alunos e professores realizaram a oração de acolhida nos três períodos, em memória do fundador desta presença salesiana. A Pastoral Juvenil, juntamente com a equipe pedagógica, lembrou da missão e vida do Padre Ernesto.

Na ação social, ocorreu a inauguração do busto do Padre Ernesto Saksida, em homenagem aos 10 anos de seu falecimento. O evento contou com a presença de autoridades, amigos, ex-alunos e estudantes da Cidade Dom Bosco. Além disso, os que estavam presentes puderam reviver a história de vida no memorial com muitas fotos da trajetória recheada de lutas, conquistas e muito amor, além das roupas, reportagens e livros.

Em depoimento emocionado ao Jornal Diário Corumbaense, Joílson da Silva Cruz, ex-aluno da Cidade Dom Bosco e hoje diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, falou sobre a obra social deixada pelo padre. “Relembrar ele aqui é muita emoção, convivi muitos anos com ele, nos últimos momentos ia visitá-lo no hospital e, mesmo estando lá, sempre se mostrava preocupado com a obra, da continuidade desse legado deixado por ele e que segue até hoje. Um legado importantíssimo para a cidade e para o estado também. Sou ex-aluno e fui amigo, trabalhei ao lado dele, viajamos juntos. Ele, sem dúvida, foi um grande incentivador na minha vida pessoal e profissional. Um ser iluminado, sempre ativo no que fazia, seja no esporte, na cultura, sempre dinâmico. Foi ele quem me deu a primeira oportunidade de montar um grupo de dança, pois sabia que fazia balé, mesmo naquela época em que existia preconceito, ele me ajudou a abrir as portas”.

Na Capela da escola, aconteceu a Missa em Memória do Padre Ernesto, presidida por Dom João Bergamasco – Bispo da Diocese de Corumbá –, com a presença de autoridades, ex-alunos e alunos da instituição. Padre Jair Marques, em nome da presença Salesiana de Corumbá agradeceu a todos pela presença e encorajou a não desistirem de seus sonhos, seguindo exemplo de Dom Bosco e do Padre Ernesto.

A programação segue nesta semana com a Minissérie “Se todos fossem iguais a você…”, com depoimentos de ex-alunos, colaboradores e ex-colaboradores que conheceram e conviveram com o benfeitor da Cidade Dom Bosco. Estará disponível a partir do meio-dia nas redes sociais da presença. E também, as turmas da Escola Estadual Dom Bosco irão visitar o memorial e conferir depoimentos dos amigos do Padre Ernesto.

PADRE ERNESTO SAKSIDA — Nasceu em 15 de outubro de 1919 em Dornbeck, na Eslovênia. Veio para Corumbá em 1940 sempre manteve contato com as pessoas que viviam nas áreas periféricas da Cidade Branca. Se tornou Sacerdote Salesiano em 1947 e em 1950, volta a Corumbá como padre e educador.

No dia 3 de abril de 1961 em uma humilde casa no bairro “Cidade Jardim” (atual Dom Bosco), era fundada a Escola Alexandre de Castro para as crianças e adolescentes daquela região. A ideia da escola deu tão certo, que o Padre Ernesto pensou em fazer uma escola grande, parecendo uma cidade. E por isso, foi atrás de ajuda financeira no país todo. Mas, a sua maior ajuda foi do exterior.

Padre Ernesto Saksida foi o fundador da maior obra social existente em Corumbá: a Cidade Dom Bosco, que abriga até os dias atuais, diversos projetos para as famílias de Corumbá e Ladário e também cidades bolivianas que fazem fronteira com o Brasil. Atualmente, a presença conta com 1.700 alunos da Escola Estadual Dom Bosco; 300 protegidos entre crianças e adolescentes no Programa Crianças e Adolescentes Felizes; 204 atendidos no Programa Adoção a Distância; e 42 adolescentes e jovens no Programa Adolescentes Aprendizes.

Informações: Assessoria de Imprensa da Cidade Dom Bosco e Diário Corumbaense.