Início Comunicação Social Cidade Dom Bosco capacita adolescentes para o Programa Jovem Aprendiz em Corumbá

Cidade Dom Bosco capacita adolescentes para o Programa Jovem Aprendiz em Corumbá

61
0

As atividades do projeto “Mundo do Trabalho”, realizado pela Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS) começaram já faz uma semana. O projeto oferece, de forma gratuita, espaços de preparação para o mercado de trabalho aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estimulando o protagonismo social e uma futura inserção no mercado de trabalho.

É a partir do “Mundo do Trabalho” que os participantes são selecionados para o Jovem Aprendiz. Três turmas, cada uma com 20 adolescentes já estão em atividade. Para participar, é necessário que o adolescente esteja inscrito no Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF). O programa é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Paulo Duarte.

As oficinas têm 96 horas de aula e são oferecidas no período vespertino, durante três dias da semana, ao longo de seis meses. Os participantes, durante o projeto, recebem materiais didáticos elaborados pelos instrutores.

Vânia da Silva Chalega explica que o primeiro passo para o adolescente entrar no Programa Jovem Aprendiz é participar do curso Mundo do Trabalho, um momento de adaptação do adolescente e também de aprendizado sobre postura, como se comportar e informações sobre como funciona o mercado de trabalho. “Antes de ir para o mercado de trabalho, a maioria dos adolescentes que chega para nós não tem uma visão do que é e como funciona. Só vêm com o querer e vontade de estar dentro do mercado de trabalho. Com esses cursos que ofertamos, tenho certeza que estamos conseguindo prepará-los melhor”, afirma.