Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      “Christmas Contest” dá voz aos jovens e à sua música

“Christmas Contest” dá voz aos jovens e à sua música

5 de maio de 2021

(ANS – Cidade do Vaticano) – Na quarta-feira, 28 de abril, no Salão Marconi da Rádio Vaticano, foi realizada a coletiva de imprensa de apresentação do “Christmas Contest”, concurso musical patrocinado pela Sociedade Italiana de Autores e Editores (SIAE) e promovido por “Missioni Don Bosco” e pela Pontifícia Fundação Gravissimum Educationis. A iniciativa visa apoiar o projeto beneficente “Congo é o coração de África – Ajude-nos a fazê-lo bater” e inclui um concurso de canto para jovens entre 16 e 35 anos, chamados a propor uma canção inédita com o tema do Natal e concorrer para se apresentar, junto com os grandes artistas da música italiana e internacional, no concerto de Natal de 2021 no Vaticano. O Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, também participou da entrevista coletiva.

O concurso prevê três categorias: texto, música e interpretação. Do folk ao rock, do blues ao reggae, do gospel ao rap, os rapazes e moças têm carta branca. A única regra do concurso é escrever uma música inédita, inspirada no Natal e seus valores: vida, amor, paz, luz…

A iniciativa se inspirou nas palavras do Papa Francisco dirigidas aos artistas do concerto de Natal do ano passado no Vaticano: “Mesmo na perplexidade causada pela pandemia, a criatividade de vocês pode gerar luz”. O Concurso de Natal conta com importantes colaborações, incluindo o “Forum Studios”, a associação “Nazionale Italiana Cantanti” e a “Rádio R101”, que transmitirá a noite de encerramento.

‘Missioni Don Bosco’ acredita muito na iniciativa porque, segundo o P. Ángel F. Artime lembrou durante a entrevista, “os jovens podem transmitir luz por meio da criatividade e dos seus sonhos” e é importante “transmitir um pouco de ar puro numa época marcada por tanta notícia pesada”.

O concurso beneficente visa apoiar dois projetos na República Democrática do Congo: a “Casa da Paz em Kikwit”, apoiada pela Fundação Pontificia Gravissimum Educationis, centro de formação e promoção humana, onde todos os setores (formação, social, saúde, econômico, agrícola) compartilham uma abordagem educativa integral; e o centro profissional de Masina, apoiado por “Missioni Don Bosco”. A missão salesiana sediada na periferia do bairro mais populoso da capital, Kinshasa, acolhe atualmente 224 alunos provenientes de famílias extremamente pobres, muitas vezes meninos de rua. O centro oferece cursos de carpintaria, soldagem, mecânica, construção e pastelaria, bem como cursos de formação em artes culinárias e energias renováveis, representando uma oportunidade concreta para o futuro das crianças desse país. Porque o único caminho possível para o renascimento do Congo é começar de novo, partindo das moças e rapazes congoleses!

Para ler o regulamento, enviar a música inédita e participar do Concerto de Natal no Vaticano, transmitido em horário nobre no dia 24 de dezembro de 2021, acesse o site www.christmascontest.it

O prazo de inscrição termina no dia 31 de julho, às 24 horas.

Para ver a coletiva de imprensa, clique aqui.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS