Início Comunicação Social Centro Juvenil Salesiano de Primavera do Leste recebe declaração de “Utilidade Pública”...

Centro Juvenil Salesiano de Primavera do Leste recebe declaração de “Utilidade Pública” do Estado de Mato Grosso

40
0

A Lei Estadual n° 11.753, de 3 de maio de 2022 é de autoria do deputado Thiago Silva (MDB) e foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. A declaração atende a uma solicitação apresentada pelo Ir. Mestre Damião de Jesus Souza, diretor do Centro Juvenil Dom Bosco, em que demonstrou a importância do trabalho desenvolvido na instituição salesiana, para formar bons cristãos e honestos cidadãos.

A aprovação é um reconhecimento de que o Centro Juvenil desenvolve atividades no enfrentamento das situações de risco junto aos jovens e adolescentes de Primavera do Leste, com reflexos positivos para todo o Estado de Mato Grosso. O poder público também reconhece que os salesianos, através do Centro Juvenil, executam ações e projetos que promovem mudanças efetivas na vida dos jovens e contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, oferecendo atividades educativas, recreativas, culturais, esportivas, e de preparação para o trabalho, além de formação humana, social e religiosa com os jovens.

A presença salesiana em Primavera do Leste conta com a direção do P. Ângelo César Cenerino e ainda o trabalho do P. Tiago Figueiró e do Irmão Damião de Jesus Souza.

O Centro Social Dom Bosco de Primavera do Leste (MT) começou em 2006, como um oratório, com a ajuda de coroinhas e voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Salete. Em 2007 o oratório se transformou no Centro Juvenil Dom Bosco com a intenção de acolher e atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  Em 2010 a obra passa a ser chamada de Centro Social Dom Bosco. Com o advento do Estatuto da Criança e Adolescente, baseada nos preceitos da Lei, busca um direcionamento no sentido de empreender um trabalho articulado com a família, escola e sociedade. Está estabelecida no mesmo local desde sua fundação e a cada ano vem se estruturando e desenvolvendo mudanças que são reconhecidas tanto pela utilidade pública, quanto pela comunidade ao seu entorno.

No desenvolvimento de suas atividades, a Associação presta serviços permanentes de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pelo CMAS, não fazendo distinção alguma de clientela quanto à raça, cor, sexo, credo político ou religioso. A manutenção das atividades é feita através da parceria entre a Missão Salesiana de Mato Grosso e o poder público municipal.

A partir desse reconhecimento estadual da utilidade pública do Centro Juvenil Dom Bosco, a instituição pode fazer convênios com o Governo do Estado e também receber emendas parlamentares, tanto na esfera estadual como federal, o que permite o fortalecimento das atividades desenvolvidas.