Início Comunicação Social “Catequista educador e comunicador da fé” é o mais recente livro do...

“Catequista educador e comunicador da fé” é o mais recente livro do P. João dos Santos Neto, sdb

Novo Livro Explora o Papel e Formação do Catequista Ministro na Evangelização

32
0

O Padre João dos Santos Neto, sdb, apresenta sua mais recente obra intitulada “Catequista Educador e Comunicador da Fé”, lançada pela respeitada editora Vozes. O livro mergulha na figura do catequista ministro, abordando sua vocação, papel e missão, com destaque para a essencial formação que deve embasar esse importante ministério. A proposta da obra é oferecer um itinerário formativo que integre a realidade brasileira e conceitos característicos da função, ancorado em perspectivas das novas ciências.

Neste lançamento, o autor propõe uma abordagem que visa desenvolver habilidades e competências específicas dos catequistas ministros, capacitando-os para desempenhar o papel de educadores da fé de maneira viva e compreensível. A intenção é promover uma ação evangelizadora que seja intrinsecamente ligada ao seu ministério, respeitando as particularidades do contexto brasileiro.

O P. João dos Santos Barbosa Neto é licenciado em Filosofia (UCDB/MS), bacharel em Teologia (UPS/Itália), pós-graduado lato sensu em Counseling (IATES/PR), pós-graduado lato sensu em Psicopedagogia (UCDB/MS), mestre em Teologia Pastoral (UPS/Itália) e doutor em Teologia Pastoral (USP/Itália). Sacerdote salesiano, hoje trabalha como reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora em Corumbá (MS).

O cerne do livro é a reflexão sobre os elementos necessários para um sólido itinerário formativo, conforme diretrizes de documentos magisteriais (AtM, DC), novas abordagens pedagógicas e as orientações da CNBB para o Ministério de Catequista. Com uma base científica, a obra se debruça sobre experiências eclesiais passadas para formação de catequistas, buscando pontos-chave que moldaram a identidade do catequista e integrando-os às demandas atuais. A hermenêutica gadameriana serve como lente para reconhecer a trajetória histórica e alicerçar novas compreensões e práticas dentro da tradição da Igreja.

O autor enfatiza que o Ministério de Catequista é, em sua essência, uma vocação, um dom espiritual e um chamado de Cristo para um serviço fundamental na missão evangelizadora da Igreja. Ele ressalta a importância da formação contínua para que o catequista ministro possa atuar com competência e qualidade, além da necessidade de estabilidade para liderar e acompanhar os processos de crescimento e amadurecimento da fé da comunidade.

O livro destaca a relação inseparável entre a comunidade que molda o catequista e o próprio catequista que educa e orienta os processos de transmissão da fé. Ele explora temas formativos, com destaque para a competência pedagógica e comunicativa, à luz das orientações do Diretório para a Catequese e das mais recentes experiências e pesquisas acadêmicas. A abordagem visa equipar o catequista com habilidades que enriqueçam sua atuação.

Encerrando sua obra, o Padre João dos Santos Neto propõe uma reformulação da formação do catequista, dividida em duas etapas interligadas. O objetivo é integrar práticas evangelizadoras da Igreja no processo de desenvolvimento integral das dimensões da formação, com ênfase especial na dimensão vocacional e espiritual do catequista.

Com “Catequista Educador e Comunicador da Fé”, Padre João dos Santos Neto proporciona uma contribuição valiosa para o entendimento e aprimoramento do papel do catequista ministro na evangelização, oferecendo diretrizes e reflexões fundamentais para os que desejam assumir esse serviço vital na Igreja. O livro já está disponível nas principais livrarias e promete se tornar uma leitura indispensável para quem busca aprofundar-se nesse ministério tão significativo.

O livro pode ser adquirido no site oficial da editora VOZES:

https://www.livrariavozes.com.br/catequista-educadorecomunicadordafe6557139720/p