Início Reitor Mor Cardeal Ángel Artime pede aos jovens que confiem na providência divina

Cardeal Ángel Artime pede aos jovens que confiem na providência divina

A orientação foi feita durante o Simpósio Missionário Salesiano em Cuiabá

964
0
Cardeal Ángel Artime fala aos jovens em simpósio missionário em Cuiabá. Foto: MSMT

No último dia de compromissos na Inspetoria “Santo Afonso Maria de Ligório” o Cardeal Ángel Fernández Artime, transmitiu conselhos e mensagens de fé e coragem aos participantes do Simpósio Missionário Salesiano. O evento, intitulado “Do Sonho à Realidade Missionária em Tempos de Sinodalidade”, aconteceu no salão de eventos do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, na manhã da sexta-feira (15/03).

Simpósio Missionário Salesiano

O evento contou com a presença, além do Cardeal Fernández Artime, do inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos e do Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva e missionários que atuam em Mato Grosso e na Amazônia, que apresentaram os diversos aspectos da vida missionária nos dias deste século XXI.

Após escutar depoimentos de salesianos e leigos, que atuam em programas missionários ligados às casas salesianas, o Cardeal refletiu sobre sua própria jornada e expressou gratidão por ter vivido experiências que nunca imaginou. “O importante é confiar em Deus e estar aberto às surpresas que a vida reserva. Minha nomeação, como Reitor-Mor e também como Cardeal foram algo inesperado e também um testemunho vívido da presença constante de Deus em minha vida”, disse.

“Confiem na Providência Divina”

Dirigindo-se aos jovens presentes, o Reitor-Mor incentivou-os a terem Deus como parte central de suas vidas. “A presença de Deus garante a verdadeira felicidade, mesmo diante das incertezas e desafios da vida. Então, confiem na providência divina e sirvam com alegria e dedicação”, completou.

Junto com o Reitor-Mor, compuseram a mesa do evento diversas autoridades, dentre eles, o Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos, SDB, o Vice-Inspetor, P. Ademir Oliveira, SDB, o Ecônomo Inspetorial, P. Erondi Tamandaré, SDB, a Inspetora das irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Teresinha Ambrosim, o arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, e os ex-alunos do UniSALESIANO, Letícia Baraúna da Silva e Guilherme Ribeiro Bassan.

Jovens Missionários

Os ex-alunos participaram do programa da Instituição, chamado Voluntariado Missionário, no ano de 2022, e estiveram acompanhados no Simpósio pelo Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, P. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

Em seu depoimento ao público, Letícia expressou sua gratidão e felicidade por ter participado, descrevendo a experiência como única e intensamente amorosa. “Foram momentos profundos vividos junto aos povos indígenas Boe-Bororos e Xavantes, sentindo a presença de Deus a cada instante”, lembrou a jovem, enfatizando a troca de doação e compreensão mútua entre os participantes. “Tudo isso define a importância da união e da solidariedade na missão”.

Por sua vez, Guilherme relembrou sua própria jornada, onde esperava levar algo aos povos visitados, mas acabou recebendo muito mais em troca. “Essa experiência me proporcionou uma transformação pessoal”, disse, ao aconselhar os jovens a estudarem, crescerem pessoal e profissionalmente, sem nunca deixar de serem missionários na realidade de cada um. Dessa forma, o Simpósio Missionário Salesiano inspirou os participantes a continuarem sua missão com fé e determinação.

Por: Monique Bueno

Com informações: Unisalesiano Araçatuba