Início Comunicação Social Cardeal Ángel Artime celebra primeira Missa na Igreja do Sagrado Coração

Cardeal Ángel Artime celebra primeira Missa na Igreja do Sagrado Coração

254
0
Cardeal Ángel Artime celebra a primeira missa na Basílica do Sagrado Coração em Roma. Foto: ANS

Na manhã deste domingo (01/10), o Reitor-mor salesiano, celebrou sua primeira Santa Missa após ser feito Cardeal pelo Papa Francisco. A missa foi celebrada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Sacro Cuore) em Roma e foi concelebrada pelos conselheiros gerais e inspetores de diversas inspetorias pelo mundo, por 3 bispos e pelo Reitor-mor emérito, D. Pascual Chávez.

O Brasil esteve representado pelo presidente da Cisbrasil e inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos, e pelo inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH), P. Natale Vitali Forti.

A liturgia celebrada foi a do 26° Domingo do Tempo Comum.

Na introdução da Eucaristia, o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, tomou a palavra e fez-se porta-voz dos sentimentos de todos para pronunciar uma expressão de saudação de verdadeira fraternidade: “Eminentíssimo Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos: esta saudação – que não é formal, mas substancial – suba como incenso em espirais até às volutas desta igreja que Dom Bosco ergueu por vontade do Papa; e Dom Bosco do alto sorria ao ver este seu Filho, seu Sucessor e o abençoe no Serviço que o Santo Padre lhe pedir”.

Três pontos foram citados pelo P. Martoglio: em primeiro lugar, “o espanto diante da ação imprevista e imprevisível de Deus. Tu, Ángel, filho de Ángel e Isabel, irmão da Sra. Rocío, filho de Dom Bosco por vocação, chamado ao serviço da Igreja com altíssimo nível de confiança e responsabilidade. Um esplêndido sinal da delicadeza de Deus para contigo como pessoa, em ti e para ti; mas também para com a Congregação e a FS. Nossa emoção, nosso carinho se alimenta de estupor perante a ação de Deus”.

Em seguida, o Vigário mencionou o expressão “criação como Cardeal”: “É algo tão grande que para o suster há que usar um verbo que nem mais estamos acostumados a pronunciar: é uma nova página de vida que o Senhor te pede por meio do Santo Padre, página que começa aqui e cujo início celebramos com alegria e carinho, mas que só Deus sabe aonde te levará. Esta criação te pede renuncies a muitas coisas, mas te preenche da Sua presença para que, neste dom e serviço, com a tua profunda e autêntica humanidade, possas sempre trazer o grande sentido da Igreja, da sua universalidade, do amor do Papa, aos pobres e à centralidade da educação”.

Por fim, o terceiro sentimento foi a confiança. “Ouso comparar esta Eucaristia – concluiu o P. Martoglio – com a que Dom Bosco celebrou nesta Igreja, poucos meses antes de morrer, durante a qual ‘entendeu tudo’ (como lhe assegurara Maria SS. no ‘Sonho dos Nove Anos’). (Hoje já podes compreender), pela confiança, a tua pessoa, o que tu és para cada um de nós e o que tu serás; aquilo que Deus é em tua vida, o que te pede e vai pedir. Tua confiança – teu lema – te fala da centralidade da presença de Deus”

Na homilia, proclamada misturando as línguas espanhola e italiana, Dom Ángel destacou a presença de salesianos de todo o mundo e de uma caravana vinda da Espanha, da sua paróquia de origem. A mensagem partiu de um pensamento de Dom Bosco: “Nada te perturbe e confie sempre na Providência Divina”. Lembrou ainda que quando Dom Cagliero recebeu o anel episcopal, em 1984 fez questão que Dom Bosco fosse o primeiro a beijar-lhe o anel.

Cardeal Artime lembrou que este sinal, de ver seus filhos se tornando bispos, para Dom Bosco, foi um sinal de que a Congregação Salesiana faria muito bem a Igreja. Em seguida, lembrou que a sua nova missão cardinalícia é pautada pelas palavras de São Paulo na Carta aos Filipenses. “Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros”, citou Dom Ángel.

Reiterou, por fim, que para os Salesianos a obediência, a fidelidade e o serviço ao Papa estão “marcados a fogo pelo Fundador”, e que ele confiou o seu futuro ministério de cardeal a Maria Auxiliadora, com o mesmo espírito de entrega com que Dom Bosco implorou a assistência da Virgem Maria após a morte de Mamãe Margarida.

Ao final da missa, pacientemente, o Reitor-mor trocou as vestes litúrgicas pelas vestes cardinalícias vermelhas para que os jovens presentes, bem como os representantes de vários segmentos da Família Salesiana, pudessem registrar o momento ao seu lado.